Participamos do

Prefeito de Itapajé é afastado em 1ª operação da nova Procap

Operação 'Pedra do Frade' investiga fraudes em processos legislativos no Município
17:39 | Abr. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O prefeito de Itapajé, Ciro Mesquita, foi afastado do cargo por até 90 dias após ser deflagrada a operação “Pedra do Frade”, que investiga fraudes em processos legislativos no Município. A ação, que afastou ainda o ex-presidente da Câmara de Itapajé, foi a primeira grande ação da nova equipe da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Ciro Mesquita e o vereador Idervaldo Rodrigues são investigados por suposto envolvimento em fraude de processo legislativo em 2013, quando o parlamentar presidia a Câmara do Município. Na época, um projeto de lei foi alterado para autorizar a locação de um galpão onde foi instalada uma indústria de calçados.

Além disso, a Procap apura irregularidades em uma licitação para reforma do galpão. Na manhã desta quinta-feira, 31, mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil tanto na Prefeitura quanto na Câmara Municipal.

[SAIBAMAIS 2]Denúncias

Além do afastamento dos dois, a desembargadora Lígia Andrade de Alencar também determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal dos políticos, bem como a proibição de que eles tenham acesso ou frequentem repartições públicas do Município – para evitar destruição de provas.

O prefeito e o vereador poderão responder por crimes de falsificação de documento político, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, fraude em processo licitatório, extravio de documentos e peculato.

Procuradoria

Principal braço de combate à corrupção na administração pública do Ministério Público cearense, a Procap passou por reformulação no início deste ano. Em janeiro, a procuradora Vanja Fontenele assumiu como nova coordenadora do órgão.

O POVO Online tentou entrar em contato com o prefeito Ciro Mesquita, mas chamadas ao seu telefone celular não foram completadas.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente