Participamos do

Gianpaolo Smanio é o mais votado para cargo de Procurador-Geral de Justiça em SP

18:10 | Abr. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O procurador de Justiça Gianpaolo Smanio ficou em primeiro lugar geral na lista tríplice para o cargo de Procurador-geral de Justiça de São Paulo. Com 932 votos, Smanio - candidato do atual chefe do Ministério Público paulista - superou seus oponente, a procuradora Eloisa Arruda (850 votos) e Pedro Juliotti (547 votos).

De um colégio de 2.027 eleitores (promotores e procuradores), votaram 1.885 (92,99% do total). Os promotores podem votar nos três nomes.

Smanio é apontado como um profissional conciliador, dono de temperamento sereno, mas firme em suas decisões. Durante sua campanha, percorrendo as Promotorias em todo o Estado, Smanio usou o slogan "Primeiro a diplomacia, depois a guerra."

A lista com os três procuradores deverá ser levada neste domingo para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que detém prerrogativa constitucional de escolher qualquer um dos três eleitos, independente da colocação obtida. A Promotoria é governada pelo procurador Marcio Fernando Elias Rosa há quatro anos.

Gianpaolo Smanio, de 51 anos, é natural de Campinas e integra o Ministério Público desde 1988. É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Smanio tem 21 livros publicados, leciona no Instituto Presbiteriano Mackenzie e integra o corpo docente do Damásio Educacional.

Tradicionalmente, o primeiro lugar na lista é o indicado pelo Paládio dos Bandeirantes. Em duas ocasiões, porém, isso não ocorreu. Em 1996, o então governador Mario Covas escolheu o segundo da lista. Em 2012, Alckmin também escolheu o 2º, Márcio Fernando Elias Rosa, que reelegeu-se em 2014. O governador tem 15 dias para fazer sua escolha.

Nesta semana, a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) coletou mais de 550 assinaturas de promotores e procuradores de Justiça de todo o Estado para a campanha #queroomaisvotado para Procurador-Geral de Justiça.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente