Participamos do

Deputados da comissão do impeachment discutem por causa de fila

10:20 | Abr. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Minutos antes do início da sessão da comissão especial do impeachment, deputados de oposição e de governo se desentenderam sobre a fila para registro de presença na manhã desta segunda-feira, 11. Houve tensão entre os deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Vitor Valim (PMDB-CE), que votam a favor do impeachment, e os governistas Orlando Silva (PcdoB-SP) e Hildo Rocha (PMDB-MA).

A discussão começou quando Rocha anunciou que registraria presença no painel e reclamou que não havia combinação para lista de ordem de chegada antes da abertura do sistema. "Mudaram a regra sem combinar comigo", disse Rocha, que chegou às 9h21. Valim rebateu e disse que era o terceiro da fila, uma vez que chegara às 7h30. Orlando Silva entrou na discussão em defesa de Rocha.

Ao ser informado da polêmica em torno da fila, Marun reclamou que pegou avião de madrugada para estar cedo em Brasília e acusou os governistas de não respeitarem a fila. "Você não tem ética, por isso estão quebrando o País. Vocês são furão de fila. Comunista que é golpista", disse Marun aos gritos. "Sou comunista graças a Deus. Você será derrotado, Marun. No grito não", respondeu Orlando Silva.

A preocupação da oposição e do governo é garantir hoje que, em caso de falta de algum membro titular, seu suplente tenha o voto validado. Pela regra anunciada na semana passada pelo presidente do colegiado, Rogério Rosso (PSD-DF), será computado o voto do suplente do bloco partidário que registrar presença primeiro.

Um dos que faltarão à sessão de hoje é o deputado Washington Reis (PMDB-RJ) - que integra o grupo dos oito parlamentares que se declaram indecisos. O deputado está internado com a gripe H1N1 e ontem dizia que em seu lugar votaria Marx Beltrão (PMDB-AL), mas o deputado não chegou cedo.

Por ter chegado às 6h40, votará no lugar de Reis o suplente Laudívio Carvalho (SD-MG), o primeiro a chegar na sala da comissão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente