Participamos do

Adail almoçou com Dilma e garantiu apoio horas antes de voto pró-impeachment

O POVO apurou que mudança no voto de Adail foi comunicada "de última hora", poucos minutos antes de o deputado ir ao microfone da Câmara
15:48 | Abr. 18, 2016
Autor Carlos Mazza
Foto do autor
Carlos Mazza Repórter de Jornalismo de Dados
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Poucas horas antes de votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, Adail Carneiro (PP-CE) almoçou com a presidente e garantiu a ela apoio na votação deste domingo. Segundo interlocutores que acompanharam o processo de negociação final com a petista, mudança no voto de Adail foi comunicada “de última hora”, poucos minutos antes de o deputado ir ao microfone da Câmara.

Até a última sexta-feira secretário especial do governo Camilo Santana (PT), Adail deixou o governo para votar contra o impeachment da presidente. O deputado inclusive saiu ao lado de Dilma em foto divulgada na sexta pelo Governo do Ceará. No domingo, o deputado teria saído do Palácio da Alvorada com compromisso de voto pró-Dilma, o que não acabou ocorrendo.

Na hora do voto, Adail chegou a pedir desculpas ao ex-presidente Lula (PT) e ao ex-governador Cid Gomes (PDT), mas acabou dando voto pró-impeachment. O voto foi comunicado minutos antes para assessores do governo do Estado e foi um dos que causou maior surpresa na própria presidente Dilma.

[SAIBAMAIS 3]Surpresa

“Ué, esse cara não passou a tarde toda aqui com a gente e foi lá e votou contra?”, teria dito a presidente, segundo o jornal Estado de S. Paulo. Camilo, que acompanhou a votação ao lado de Dilma e do ex-presidente Lula, não soube explicar a traição.

Em nota, o deputado destacou que possuía compromisso sim com Camilo Santana, mas que também pesou a orientação do Partido Progressista (PP), que votou sim pelo impedimento. "Decidi não me abster, votei sim e me posicionei junto à maioria da população brasileira, aos meus eleitores que tanto expressaram isso através das minhas redes sociais. Nosso povo quer ver ações em favor da coletividade. Reafirmo o meu compromisso com o povo brasileiro, vamos superar esse impasse político e resgatar a credibilidade do nosso Governo”, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Governo do Ceará

Procurada pela reportagem, a assessoria do governo do Ceará negou comentar o caso e disse que ainda não há definição sobre o futuro de Adail no governo. Nos bastidores, no entanto, se comenta que o retorno do parlamentar é “inviável”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente