Participamos do

Três secretários deixam governo Camilo de olho na eleição de 2016

Miriam Sobreira, Fernando Santana e Acrísio Sena disputarão cargos públicos nos pleitos deste ano
17:52 | Mar. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os secretários Miriam Sobreira (Políticas sobre Drogas), Fernando Santana (Gabinete do Governador) e Acrísio Sena (Acolhimento aos Movimentos Sociais) deixaram o governo Camilo Santana (PT) nesta quinta-feira, 31. Todos pretendem disputar eleições municipais neste ano.

Licenciado da Câmara de Fortaleza nos últimos nove meses, Acrísio Sena pediu exoneração de seu cargo de assessor especial – com status de secretário – para poder disputar reeleição como vereador. Adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana deverá disputar pela Prefeitura de Barbalha. Já Miriam pode concorrer à Prefeitura de Iguatu.

Pela Justiça Eleitoral, prazo de desincompatibilização para cargo de vereador é de seis meses, prazo que termina nesta sexta-feira, 1º. Quem quiser disputar cargo de prefeito, no entanto, tem prazo maior, de até quatro meses. Até agora, Acrísio é o único secretário petista a pedir exoneração para disputar eleições: Nelson Martins, Artur Bruno e Dedé Teixeira seguem nas pastas.

[SAIBAMAIS 3]Sucessão em Fortaleza

Indicação de Acrísio ocorreu em meio ao embate envolvendo possível candidatura do PT à Prefeitura de Fortaleza. Dos quatro secretários petistas no governo Camilo, Acrísio é o mais favorável ao partido disputar contra Roberto Cláudio (PDT) na eleição. Já Camilo prefere apoio à reeleição do prefeito.

Cotado como possível vice de Roberto Cláudio em uma composição entre PT e PDT, o secretário Artur Bruno (Meio Ambiente) não pediu exoneração nesta quinta. Ele tem, no entanto, até junho para deixar o cargo caso dispute a vice de RC. O petista afirma, no entanto, que “não é sua intenção” disputar qualquer cargo este ano.

Em nota enviada a Camilo, Acrísio elogia a “disposição ao diálogo do governador com os diversos segmentos dos movimentos sociais” e reafirma sua gratidão pessoal ao governador. "Mesmo um pouco mais à distância, estarei a postos para defender os interesses maiores do Estado", disse.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente