Participamos do

Temer viaja para visitar Pezão no Rio

11:20 | Mar. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), viaja nesta quarta-feira, 23, para o Rio. Ele fará uma visita ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), internado desde 12 de março no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul. Temer desembarcará por volta do meio-dia na base do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar), no Centro do Rio. Ali, será recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB), que o acompanhará até o hospital.

Ainda não se sabe a causa da internação de Pezão. Exames de imagem revelaram que ele tem uma lesão na oitava vértebra. Os médicos esperam para esta quarta o resultado de biópsia na medula.

A viagem do vice, que também é presidente do PMDB, ocorre um dia após Temer se reunir com alguns integrantes da Executiva da sigla em Brasília para tratar da data do próximo encontro do Diretório Nacional do PMDB. A reunião deve discutir o afastamento do partido do governo Dilma em meio ao agravamento da crise.

Entre os presentes estava o vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RO), que, segundo relatos, se manifestou a favor da manutenção da data no próximo dia 29. Havia a possibilidade de um adiamento para 12 de abril. O líder da legenda no Senado, Eunício Oliveira (CE), também esteve presente no encontro no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente.

No início da noite desta terça, 22, os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia) e Helder Barbalho (Portos) fizeram corpo a corpo no Senado. Braga se reuniu com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), mas não quis comentar sobre uma possível ruptura da legenda com o governo após o encontro.

Ao mesmo tempo em que o eventual desembarque vem sendo discutido pelos peemedebistas, Temer deve se reunir no dia 31 de março, em Portugal, com alguns dos principais defensores do impedimento de Dilma Rousseff em um seminário promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que tem o ministro do STF Gilmar Mendes como sócio-fundador. Integrantes do governo têm tratado o encontro como prenúncio do arranjo político para derrubar a presidente.

O IDP realiza entre os dia 29 e 31 de março, em Portugal, em parceria com a Universidade de Lisboa, o IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito. Segundo o site do instituto, estão confirmadas as presenças de Temer, dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP), do presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, do também ministro do STF Dias Toffoli, além do próprio Gilmar Mendes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente