Participamos do

Senador sugere que Dilma decida continuidade do governo em referendo

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sugeriu que a própria Dilma tome a iniciativa de acionar o mecanismo
12:13 | Mar. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse acreditar que a melhor saída para a crise política que o país enfrenta é uma consulta popular sobre a continuidade do mandato da presidente Dilma Rousseff. Ele sugeriu que a própria Dilma tome a iniciativa de acionar o mecanismo.

"Estamos diante de um impasse institucional, político e econômico. O ideal seria remeter isso para o sufrágio popular. Convoque-se um referendo revogatório para os próximos meses, e o povo decide na urna a continuidade ou não do governo. Estou convicto que seria essa a melhor solução", defendeu.

[SAIBAMAIS 3]Randolfe explicou que um processo de impeachment de Dilma, independente do resultado, significaria uma “briga de rua” no país. Além disso, o senador questionou o fato de que o processo seria conduzido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é réu na Operação Lava-Jato. Dessa forma, para Randolfe, a consulta popular seria uma via mais benéfica.

O instrumento do referendo revogatório, ou recall de mandato, não existe na legislação brasileira, mas o senador anunciou a intenção de apresentar uma proposição criando-o.

Randolfe também comentou a suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), publicada na semana passada pela revista IstoÉ. Para ele, foi positivo que as declarações de Delcídio tenham vindo a público antes do processo de cassação que o petista deverá enfrentar no Conselho de Ética.

Agência Senado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente