Participamos do

Pelo menos 65 deputados já mudaram de legenda durante janela partidária

17:30 | Mar. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pelo menos 65 deputados federais já mudaram de partido durante a janela que permite troca-troca de legenda sem risco de cassação por infidelidade partidária, aponta balanço preliminar feito pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara. Esse número equivale a 12% dos 513 parlamentares que compõem a Casa. O total deve aumentar até o fim desta sexta-feira, 18, quando acaba a janela partidária.

O partido que mais se desidratou foi o PMB, que tinha 19 parlamentares um dia antes do início da janela e ficou agora com apenas 2 integrantes. O PMDB vem logo em seguida. A bancada peemedebista passou de 71 para 65 deputados. Mesmo assim, porém, a legenda continuará tendo maior bancada da Câmara. O PT perdeu apenas um deputado, Odorico Monteiro (CE), que foi para o PROS.

O PR (34 para 41 deputados) e o PTN (6 para 13 integrantes) registraram os maiores aumentos de bancadas. Entre saídas e entradas, elas ficaram com saldo positivo de sete parlamentares. Logo em seguida, aparece o PP, cuja bancada aumentou de 40 para 46 membros. Pelo menos quatro partidos mantiveram o número de deputados: Solidariedade (15), PCdoB (12), Rede (5) e PTdoB (3).

Com as mudanças partidárias, duas legendas perderam representantes na Câmara: PMN e PTC perderam cada o único deputado que tinham antes da janela. Com isso, o número de siglas com representação na Casa diminuiu de 27 para 25 partidos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente