Participamos do

'Nós não fazemos ajustes para cortar programas fundamentais', afirma Dilma

12:10 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 9, que, num momento de crise, é preciso entender os porquês dos ajustes. "Não fazemos ajuste para acabar com o futuro do País ou cortar programas fundamentais, fazemos ajustes para preservar os caminhos", afirmou durante cerimônia de nossa etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Palácio do Planalto.

A presidente considerou estratégicos para o País os financiamentos realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Sistema S e frisou que o Brasil precisa de investimentos para voltar a crescer.

"O País precisa desse investimento para ultrapassar não só esse momento e voltar a crescer, mas quando voltar a crescer, voltar com mais qualidade e mais capacidade de inovação", disse.

Dilma fez questão de defender o programa, que, desde 2011, gerou 9,4 milhões de matrículas. "A meta é só uma, garantir empregos melhores e com salários melhores", frisou.

Em meio à crise, Dilma salientou que é preciso rever os investimentos em determinados programas. De acordo com ela, mesmo que o programa seja bem sucedido, ele precisa ser aprimorado. "A partir desse ano, vamos fazer alguns esforços em algumas áreas em que aprendemos que precisamos aprimorar", destacou a presidente.

No momento em que cresce a pressão de uma ala do empresariado brasileiro pelo impeachment de Dilma, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, presente no evento, afirmou que o compromisso da classe "continua firme no sentido de apoiar o desenvolvimento brasileiro e a retomada da nossa economia". Ele afirmou ainda que investir em educação profissional deve ocupar um papel central para o governo e ajudará a competitividade do País.

Andrade citou também que o foco em educação de qualidade é a melhor estratégia para que o Brasil tenha condições de melhorar a crise econômica e fará com que o País volte "ao caminho do desenvolvimento, do qual nos afastamos temporariamente".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente