Participamos do

Não vi Lula com vontade de assumir ministério, diz senador

12:20 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O vice-líder do governo no Senado, Hélio José (PMB-DF), afirmou nesta quarta-feira, 09, que alguns senadores sugeriram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que assuma algum ministério no governo de Dilma Rousseff para ajudar a superar a crise política e econômica no País. Segundo o parlamentar, alguns senadores chegaram a sugerir o nome de Lula para o "ministério da Economia", ou seja, para o Ministério da Fazenda.

Hélio José afirmou, contudo, que o petista não demonstrou interesse em entrar para o governo. "Não vi o Lula com vontade de assumir ministério", afirmou o senador ao deixar o café da manhã na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Hélio José, que foi filiado ao PT antes de migrar para o PMB, disse achar que Lula faz um "papel melhor" na articulação política.

Apesar das sugestões dos senadores, o vice-líder do governo afirmou que não foi debatido eventual convite da presidente Dilma para que Lula integrasse o governo. Parlamentares do PT têm pressionado pela nomeação para que Lula tenha direito a foro privilegiado e passe a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal. Na sexta-feira, a Justiça Federal em Curitiba autorizou a condução coercitiva do ex-presidente na 24ª fase da Lava Jato.

Hélio José afirmou ainda que Lula disse aos parlamentares que deve conversar ainda hoje com outros setores da sociedade, como os movimentos sociais. "Ele colocou a necessidade de um pacto político para superarmos a crise", disse o senador.

O parlamentar do PMB afirmou que os senadores Roberto Requião (PMDB-SC), Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI) foram alguns dos que sugeriram que o ex-presidente assumisse uma pasta no governo Dilma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente