Participamos do

Impugnação de Doria é factoide, diz dirigente tucano

18:50 | Mar. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Secretário-geral do Diretório Nacional do PSDB, o deputado federal Silvio Torres classifica como "factoide" o pedido de impugnação da pré-candidatura do empresário João Doria nas prévias do PSDB que definirão o nome da sigla na eleição à Prefeitura de São Paulo.

A petição foi assinada pelo ex-governador tucano Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB, e pelo presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal. Doria, que é apoiado pelo governador Geraldo Alckmin, disputa o segundo turno da eleição interna contra o vereador Andrea Matarazzo, que é apoiado por José Serra, Fernando Henrique Cardoso, Goldman e Aloysio Nunes Ferreira.

"Esse pedido de impugnação é um factoide e não vai prosperar. Fizeram isso para embaralhar a visão de um derrota que não era prevista", afirma o deputado. A petição alega que Doria cometeu abuso de poder econômico, propaganda irregular, transporte de eleitores no dia da votação e infrações da lei da Cidade Limpa.

O documento traz imagens de vans supostamente levando militantes do partido aos pontos de votação. Segundo Silvio Torres, que integra o grupo político de Alckmin, as prévias estão sendo realizadas "de verdade" pela primeira vez no partido. Em 2012, o hoje senador José Serra entrou de última hora na eleição interna e venceu Aníbal e Ricardo Tripoli nas prévias.

O PSDB municipal anunciará nesta quarta-feira, 02, o rito de julgamento do pedido de impugnação e o nome do relator do processo. O empresário terá 10 dias para apresentar sua defesa. Depois disso, o relatório terá 3 dias para escrever um relatório final e submetê-lo a voto no diretório municipal, que é composto por 75 membros.

"Não pode haver segundo turno enquanto essa decisão não for tomada. Se o pedido for acolhido, quem disputa com Andrea Matarazzo é o Ricardo Tripoli", afirma Goldman. Ele defende que o segundo turno da disputa, marcado para o dia 20, seja adiado se a petição não tiver sido votada até lá. Sem citar nomes, o ex-governador acusa "escalões dirigentes do estado" de usar a máquina pública para fazer campanha em favor de Doria.

"Alguns dirigentes públicos usaram sua posição e estrutura para angariar votos", afirma. Questionado sobre um eventual apoio a Doria caso ele vença as prévias e seja o candidato do PSDB, Goldman deixa claro que não subirá em seu palanque. "Eu vou fazer campanha se entender que é um candidato legítimo".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente