Participamos do

Governo vai questionar na Justiça aditamento de delação, diz líder do PT

18:20 | Mar. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo tentará retardar na Justiça o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O PT questionará nesta segunda-feira, 21, a inclusão da delação do ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (sem partido-MS) no pedido de impedimento, que, inicialmente, tratava apenas das chamadas "pedaladas fiscais".

O líder do partido na Câmara, Afonso Florence (BA), disse esperar, inicialmente, que o presidente da comissão especial do impeachment, Rogério Rosso (PSD-DF), não acate o aditamento. Rosso, no entanto, diz não poder fazer nada porque a delação já estava no processo quando a comissão especial começou a funcionar.

A segunda estratégia do Poder Executivo será apresentar questões de ordem e, caso não sejam atendidas, haverá apelação ao Supremo Tribunal Federal (STF). "O apensamento é improcedente. Delação é objeto de abertura de investigação. Havendo necessidade, vamos ao Supremo", disse Florence, para quem "a oposição está se especializando em golpe".

Somente após uma definição a respeito da inclusão da colaboração premiada é que o Executivo deve decidir se usará ou não todas as sessões a que tem direito para apresentar a defesa. Já ocorreram duas das dez sessões plenárias que Dilma tem para se defender. O presidente da comissão especial do impeachment da Câmara disse à reportagem que fará na sessão desta tarde um apelo para evitar a protelação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente