Participamos do

'Eu sou amigo, gosto do Léo Pinheiro', diz Lula em depoimento

14:50 | Mar. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu à Polícia Federal que é amigo do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS - condenado a 16 anos e quatro meses de prisão na Operação Lava Jato, por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

O depoimento de Lula foi dividido em vários capítulos, um deles relativo ao sítio Santa Bárbara, localizado no município de Atibaia, no interior de São Paulo. Durante o depoimento do ex-presidente, realizado no dia 4 de março, quando Lula foi conduzido de forma coercitiva até o Aeroporto de Congonhas, o delegado da PF perguntou a ele sobre Léo Pinheiro.

A PF suspeita que o empreiteiro bancou reformas milionárias no tríplex 164/A no Condomínio Solaris, no Guarujá, e no Santa Bárbara. Outra linha de investigação mostra que o pecuarista José Carlos Bumlai - também preso e réu da Operação Lava Jato -, amigo de Lula, também participou das obras no sítio de Atibaia.

"Não sabe se ele participou da obra também?", perguntou o delegado. "Não sei, querido", respondeu Lula. "Se ele contribuiu para o�", prosseguiu o policial. "Não sei, querido", repetiu o ex-presidente.

Em seguida, o delegado citou a OAS e outra empreiteira, Odebrecht, igualmente apontada como integrante do cartel que se instalou na Petrobras para fraudes em licitações e propinas.

"Sabe se a OAS ou a Odebrecht foi procurada pra fazer alguma obra lá (no sítio) antes ou depois?", perguntou o delegado.

Lula fez "sinal negativo com a cabeça" - gesto que repetira anteriormente, quando indagado sobre o empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin para socorrer o caixa do PT, em 2004.

"O sr. conhece o sr José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro?", foi a pergunta seguinte do delegado.

Após Lula fazer "sinal positivo com a cabeça". O delegado foi adiante perguntando se O ex-presidente sabia qual é a profissão dele. "Conheço o Léo, ele era diretor-presidente da OAS", respondeu Lula.

Após novas perguntas do delegado, Lula disse que Léo Pinheiro e que o conhecia "há muito tempo", antes mesmo de ser presidente da República.

"Não sei se você sabe que antes de ser presidente eu fui candidato muitas vezes, fui deputado federal, ou seja, portanto, eu participei� Você sabe quantos debates eu fiz com empresários pra convencê-los a votar em mim e não consegui conquistar, mas o Brasil inteiro, em cada Estado, em cada cidade?", perguntou Lula.

Questionado pelo delegado se havia se tornado amigo do empreiteiro. "Eu diria que sou amigo e gosto do Léo Pinheiro." O policia perguntou, então, se Pinheiro teria feito ou autorizado alguma reforma no sítio, Lula disse que não sabia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente