Participamos do

Cotado para assumir SAC diz que PMDB deve continuar na base

11:50 | Mar. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cotado para assumir na próxima semana a Secretaria da Aviação Civil, o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) defendeu neste sábado, em reunião com deputados estaduais do PMDB, que o partido deixe de ser apenas um garantidor de governabilidade para que se torne "governo", mas apenas em 2018. Ele disse acreditar que o PMDB continuará na base do governo porque vê como pequena a possibilidade de Temer renunciar à Vice-Presidência.

Lopes disse que a convenção é uma oportunidade de se prepararem "para deixarmos de ser partido da governabilidade para ser governo em 2018". A declaração foi dada em uma sala próxima ao auditório onde ocorre a convenção nacional da legenda.

O possível futuro ministro disse acreditar que o PMDB continuará na base. Justificou seu otimismo afirmando que o presidente nacional do partido, o vice-presidente da República, Michel Temer, não renunciaria ao seu cargo em caso de desembarque. "Tenho certeza absoluta. O PMDB tem o vice-presidente da República. Se fosse outro partido qualquer, que não tivesse o segundo cargo da nação, poderia desembarcar. Mas, se desembarcar, você acha que o Michel vai renunciar?", ponderou Mauro Lopes.

O ministério foi oferecido pelo Planalto à bancada mineira do PMDB da Câmara em troca de apoio à recondução de Leonardo Picciani (PMDB-RJ) à liderança do partido na Casa. A expectativa é que a entrega seja oficializada na próxima semana.

Durante a convenção, na manhã deste sábado, apenas peemedebistas contrários ao governo estão discursando. Em vários momentos, os oradores incentivaram a plateia formada por militantes a entoar "fora, Dilma".

"Essa grita muito grande é pelo momento que estamos vivendo. Momentos difíceis estão acontecendo. A mídia está aí anunciando problemas sérios, na economia, na política. O momento é propício para discursos inflamados", justificou Mauro Lopes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente