Participamos do

Após recolhimento, Temer deve desembarcar em Brasília nesta quarta-feira

12:00 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após passar os últimos cincos dias em "recolhimento" em São Paulo, longe das discussões em Brasília a respeito dos avanços do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), deve desembarcar na capital federal no meio da tarde desta quarta-feira, 09.

Na agenda oficial do vice não constam, até o momento, compromissos oficiais. A chegada de Temer a Brasília ocorre no mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com lideranças do PMDB e da base aliada do Senado. O encontro de Lula ocorre na residência oficial do Senado, local onde mora o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Desde a última sexta-feira, quando foi deflagrada a 24ª fase da Operação Lava Jato, que teve como principal alvo Lula, o vice-presidente Michel Temer tem evitado exposições públicas e o contato com a imprensa. A única exceção ocorreu no domingo quando participou das comemorações do aniversário de Tietê, cidade natal. Na ocasião, o vice defendeu união entre os três poderes para dar fim à crise.

O recolhimento de Temer deve-se, em parte, à estratégia de não se expor publicamente até o próximo sábado, 12, quando deverá ser reconduzido ao comando do PMDB na convenção nacional da legenda. O receio é ter qualquer declaração mal interpretada pelo Palácio do Planalto. No final do ano passado, quando o processo de impeachment dava sinais de avanços no Congresso, Temer chegou a encaminhar uma carta de desabafo à presidente Dilma. Na ocasião, a iniciativa chegou a ser lida como por integrantes da base aliada e do governo como um gesto de rompimento. Desde então, a relação entre o vice e a presidente tem se mantido fria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente