Participamos do

Renan quer colocar em votação proposta que concede autonomia ao BC ainda em 2016

16:25 | Fev. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira, 3, que pretende colocar em votação ainda este ano uma proposta que concede autonomia na escolha dos presidentes e diretores do Banco Central (BC). Em entrevista na chegada a seu gabinete, o peemedebista defendeu que é necessário que o Congresso aprecie matérias polêmicas como essa, a qual destacou ser favorável.

"Eu disse ontem (no discurso de abertura do ano legislativo) e quero repetir que é fundamental que o Congresso delibere sobre temas controversos, se é para aprovar ou rejeitar, não importa. O que importa é que essas matérias sejam apreciadas, é que elas sejam postergadas", disse.

Renan - que já tentou, sem sucesso levar adiante uma proposta com esse teor em 2003 - reafirmou ser pessoalmente a favor da matéria. Ele disse que apenas está fazendo a defesa, de forma coerente, com o que tem defendido. Uma das matérias que tratam do assunto é uma proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), segundo vice-presidente do Senado e aliado de Renan. A matéria, contudo, foi apresentada em abril do ano passado e até o momento não andou na Casa - ela está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sem ter sequer relator escolhido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente