Participamos do

Quatro diretórios zonais do PSDB precisaram fazer votação manual

17:20 | Fev. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Filiados de quatro dos 58 diretórios zonais do PSDB na capital paulista tiveram que votar manualmente neste primeiro turno das prévias que definirão o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo. Por falhas técnicas, os diretórios de Itaquera, Ermelino Matarazzo, Lapa e Grajaú não conseguiram usar o sistema eletrônico, que simula uma urna em notebooks.

Os locais de votação também se viram obrigados a montar um sistema paralelo de votações manuais para filiados do PSDB que chegaram nas seções com título de eleitor, mas que não constavam das listas de pessoas aptas a votar. Segundo relatos ouvidos pela reportagem, há casos de filiados antigos do partido que não atualizaram seus cadastros. A situação de cada um desses eleitores será checada para se decidir se seus votos poderão ser contabilizados.

Segundo a assessoria do diretório municipal do PSDB, a apuração deste primeiro turno terá de ser feita em três partes. A apuração eletrônica, que deverá abranger a maior parte dos votos, a apuração manual dos quatro diretórios que tiveram dificuldades técnicas e a apuração manual com análise dos casos de filiados que não estavam nas listas de votação.

A apuração dos votos computados eletronicamente deve ser divulgada por volta das 18 horas, de acordo com o PSDB municipal. A apuração acontece publicamente no auditório externo da Câmara de Vereadores.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o PSDB teria cerca de 27 mil candidatos aptos a votar, mas o cadastro tem problemas de atualização.

O vereador Andrea Matarazzo, o deputado federal Ricardo Tripoli e o empresário João Doria disputam a indicação do partido para concorrer à prefeitura da maior cidade do País. Se nenhum dos candidatos obtiver 50% mais um dos votos, haverá segundo turno em 20 de março.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente