Participamos do

Prefeito articula vaga para vereador do PSDB em Fortaleza

O PSDB não tem nenhum representante na Câmara Municipal, desde a saída de Dutra para o Pros
18:14 | Fev. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Mesmo articulando candidatura de oposição ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o PSDB pode se beneficiar de articulação do chefe do Executivo para abrir vaga na Câmara Municipal para o presidente da Juventude do PSDB, Pedro Matos. Filho do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Pedro é segundo suplente do vereador Carlos Dutra (hoje no Pros) que entraria de licença para beneficiar o ex-correligionário.
[SAIBAMAIS 3]
Os acertos, no entanto, passam ainda pelo primeiro suplente Renan Colares, filho do deputado estadual Fernando Hugo e secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município. Titular da vaga, o vereador Carlos Dutra afirma que aguarda resultado de conversas entre o prefeito e Gomes de Matos. A licença não é garantida. “Se o prefeito decidir, irei sair de licença”, pontua. Ele afirma que já conversou com Pedro Matos, mas ainda é necessário que Renan confirme a dispensa da vaga, e RC autorize a saída de Dutra, que integra sua base aliada.

Gomes de Matos nega articulação com o prefeito que possam refletir em apoio político. Ele afirma que o processo é regimental diante da licença de Dutra. “Cabe ao PSDB assumir a vaga, mas, em termos político-partidários, não existe nenhum acordo relacionado às eleições municipais”, destaca.

O deputado pontua que havia pré-acordo entre Dutra, Colares e Pedro Matos para que fosse feito um rodízio entre os três, durante os quatro anos de mandato. “No segundo turno, uma boa parte do PSDB apoiou o Roberto Cláudio contra o PT. Essa abertura com ele foi desde essa época”, afirmou Matos.

Em entrevista ao Blog do Eliomar, Pedro Matos, que é pré-candidato a vereador nas próximas eleições, disse que há um diálogo com Roberto Cláudio e com o presidente da Câmara, Salmito Filho (PDT). “É uma aproximação normal de quando um vereador assume vaga na Câmara e precisa conversar com o presidente e com o prefeito para discutir sua pauta, o futuro do seu mandato”, ressaltou. Ele frisou, porém, que o diálogo dentro do PSDB para 2016 é de lançar candidatos de oposição.

Presidência do PSDB
Principal articulador dos projetos do PSDB em 2016, o presidente estadual Luiz Pontes também afirma que não há negociação com Roberto Cláudio. Ele destaca que Dutra foi eleito pelo PSDB, logo a vaga pertence ao partido, apesar da mudança de sigla. O sucessor natural seria Renan Colares, que também não integra mais o partido. Restaria Pedro Matos.

“Não há possibilidade de o PSDB apoiar o Roberto Cláudio. Há uma desinformação muito grande. Eu não conversei com ninguém, ninguém conversou, o Pedro está buscando o direito dele”, pontuou Pontes.

O PSDB não tem nenhum representante na Câmara Municipal, desde a saída de Dutra para o Pros. A sigla promete reestruturação em 2016 com candidaturas tanto para o Legislativo como para o Executivo. A direção estadual dialoga com os pré-candidatos Heitor Férrer (PSB) e Capitão Wagner (PR) para montar chapa, mas ainda não descartou lançar candidatura própria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente