Participamos do

Camilo cita queda de 13% em repasse federal e diz que cortes continuam

Com a redução do repasse federal, o governador já planeja manter cortes realizados em 2015 e cita "momento delicado" para novos incentivos fiscais no Estado
11:17 | Jan. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) afirmou que cota do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o Ceará teve queda de 13% em janeiro deste ano. Com a redução do repasse federal, o governador já planeja manter cortes realizados em 2015 e cita “momento delicado” para novos incentivos fiscais no Estado.

“Para reduzir receita do Estado é um momento muito delicado. Para se ter uma ideia, a parcela de janeiro do FPE foi mais de 13% a menos. Vamos continuar mantendo as economias que fizemos em 2015, mantendo o corte de 25% dos cargos comissionados”, disse ao O POVO desta segunda-feira, 19.

[SAIBAMAIS 4]Repasse da União

Valor repassado proporcionalmente pelo Governo Federal para todos os estados brasileiros, o FPE compõe hoje parte importante da receita do Ceará. Como a União tem passado por reduções orçamentárias e queda de receitas, o repasse estadual acaba sofrendo impacto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mesma situação tem ocorrido com municípios do Estado, que vem sofrendo cortes no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a queda da receita, gestões estão tendo dificuldades em fechar a conta da folha de pagamento ao fim do mês.

Apesar do momento frágil da economia, Camilo afirma que irá manter concursos para a Polícia Militar do Estado. “Vou anunciar edital para concurso da PM. Não é só novos policiais, é para repor também. Há um déficit muito grande no Estado”, diz.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente