PUBLICIDADE
Notícias

Turbulência política impede resolução de questões importantes, diz Monteiro

10:30 | 10/12/2015
O Brasil vive período de grande turbulência política e tem o desafio de promover um ajuste fiscal para buscar o reequilíbrio econômico, precondição para relançar a economia brasileira e promover o crescimento. A avaliação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, durante a edição sobre Exportação do Fóruns Estadão, realizado nesta quinta-feira, 10, na sede do Grupo Estado, em São Paulo.

"O ajuste não tem que ter efeito paralisante. É preciso complementá-lo com medidas para o crescimento, mas o Congresso ficou enredado nas disputas políticas e não tem sido possível um entendimento mínimo fazer as mudanças necessárias na economia dada a velocidade da dinâmica da crise", afirmou.

Segundo Monteiro, a despeito da legitimidade das disputas políticas em curso, algumas questões tem que ser decididas com urgência "sob o custo de a economia brasileira sofrer grandes efeitos". Para o titular do MDIC, é preciso buscar uma solução política no prazo mais curto possível. "Confio que isso aconteça e que se dê em um marco de institucionalidade", disse. Para o ministro, instituições que funcionam representam um dos ativos do Brasil no cenário internacional.

Monteiro afirmou ainda que a crise atual é produto do esgotamento de um ciclo, que se deu com contínua elevação do gasto público. De acordo com ele, diversas questões devem ser decididas pela sociedade brasileira, como a reforma previdenciária e a discussão das políticas de distribuição de renda.

"Temos muitos desafios pela frente e espero que o Congresso Nacional seja capaz de agir para que o Brasil não sofra um processo de deterioração ainda mais intenso", afirmou.

TAGS