PUBLICIDADE
Notícias

Pedido de processo de impeachment foi acatado por vingança de Cunha, diz Lula

16:35 | 09/12/2015
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, 9, em Berlim, que o pedido de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff foi acatado "por vingança" do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Lula fez a declaração na abertura da Conferência Internacional do Congresso do Partido Social-Democrata Alemão (SPD), de acordo com o Instituto Lula.

Lula foi o convidado de honra para a palestra "Política progressista em tempos desafiadores". Estavam presentes mais de 300 delegados de legendas "progressistas" de 40 países. Ele foi apresentado pelo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, como um "convidado extraordinário", segundo o Instituto Lula.

O ex-presidente da República afirmou que o pedido de impeachment é "uma tentativa de golpe explícito contra a presidente Dilma e o Brasil". Sugeriu também às siglas social-democratas do mundo procurar uma "nova utopia" visando a esperança da juventude mundial.

Lula criticou a falta de instituições globais e os conflitos que causam massas de refugiados. "Eu quero saber que instituição autorizou a Guerra do Iraque? O ataque à Líbia, quando o país não era uma ameaça para ninguém? Quem se responsabiliza?", questionou.

TAGS