PUBLICIDADE
Notícias

Governador escolhe Plácido Rios como novo procurador-geral do MPCE

A eleição para procurador-geral aconteceu no dia 4 de dezembro e definiu lista tríplice formada por Plácido Rios, João de Deus Duarte da Rocha e Maria Neves Feitosa

15:01 | 21/12/2015
NULL
NULL
O promotor Plácido Rios é o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para o biênio 2016-2017. O mais votado em lista tríplice do MPCE, Rios teve o nome referendado pelo governador Camilo Santana (PT) nesta segunda-feira, 21. O novo procurador substitui Ricardo Machado, que comanda a instituição desde 2011 até o final 2015.

A eleição para procurador-geral aconteceu no dia 4 de dezembro e definiu lista tríplice formada por Plácido Rios, com 283 votos; o promotor João de Deus Duarte da Rocha, com 229 votos; e a procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa, com 200 votos. A escolha final ficou a cargo do governador. A quarta candidata, Vanja Fontenele, obteve 165 votos e ficou fora da disputa.
[SAIBAMAIS 1]
O novo procurador-geral de Justiça vai ocupar o cargo que atualmente é de Ricardo Machado. Nomeado por Cid Gomes, ele esteve na função por dois mandatos, totalizando quatro anos. Machado foi escolhido a despeito de não ter sido o mais votado. À época, o segundo colocado nas eleições deste ano, João de Deus, havia sido o mais votado, mas foi preterido por Cid.

Biografia
Plácido Barroso Rios é natural de Fortaleza e ingressou no MPCE em 1996. Foi Defensor Público e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursou três especializações: Direito Público; Direito Ambiental e Direito e Processo Constitucional. Atualmente é mestrando em Direito e Gestão de Conflitos na Universidade de Fortaleza (Unifor). No MPCE, exerceu cargo de auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral; Procurador de Justiça convocado; membro da Comissão de Concurso para promotor; Coordenador do Centro de Apoio Eleitoral e presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).

Entre as propostas de Plácido Rios estão:
- desconcentrar os poderes do PGJ, dando maior agilidade e eficiência à máquina administrativa com a criação das subprocuradorias judicial e administrativa.
- realização de auditoria, com corte de gastos e eliminação de desperdícios, redesenhando a estrutura orgânica da PGJ-CE.
- dará prevalência à automação da área meio e fim, atuando também na busca de contornar a carência de servidores.
- ampliará quadro de estagiários e remodelará as atribuições dos cargos de técnico, buscando dar apoio efetivo à área fim
- implantará cargos em comissão na primeira instância e órgãos essenciais
- nas construções e reformas, pretende dar uma identidade visual à Instituição com padrão uniforme dos prédios e prevalência na finalização da nova sede no Cambeba.
- aprimorará a estrutura de Gaeco e Procap com implantação do Laboratório de lavagem de dinheiro.

Redação O POVO Online
TAGS