PUBLICIDADE
Notícias

Gilberto Gil classifica como um "delírio político" processo de impeachment contra Dilma

O músico ainda disse aguardar uma manifestação da sociedade brasileira contra o impedimento da presidente para exercer o cargo

14:14 | 08/12/2015
NULL
NULL

O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, classificou a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff como uma "aventura, um delírio político tentando legitimar uma aventura jurídica". As informações são do Uol.

A crítica foi proferida pelo baiano na última segunda-feira, 7, durante o debate Aventuras Políticas do Século 21, no Circo Voador, no centro do Rio de Janeiro. O músico disse ainda aguardar uma manifestação da sociedade brasileira contra o impedimento de Dilma para exercer o cargo.

Na ocasião, Gilberto Gil revelou que não se sente ainda capacitado para exercer a política. Ele afirmou que sua permanência nos cargos de secretário de Cultura da Bahia e, depois, de ministro da Cultura durante o governo Lula foi uma contribuição passageira.
[SAIBAMAIS 4]
A contribuição ainda teria sido, segundo ele, mais focada na gestão da questão pública, no que diz respeito por exemplo à reflexão, concepção e direção de políticas públicas para a população.   

"Se fosse para fazer uma contribuição no campo da política, possivelmente, não teria assumido as responsabilidades que assumi tanto na Secretaria de Cultura da Bahia como no Ministério da Cultura, porque não me sinto capacitado, não me sinto apto, não tenho talento para o exercício da política", ressaltou. "Não tenho apetite político para vivenciar a vida política da maneira que a política se estabeleceu nestes últimos quadrantes", completou o ex-ministro.

A política, de acordo com Gilberto Gil, se não foi sempre um sistema que envolve grandes interesses, passou a ser assim nos últimos tempos, especialmente no que diz respeito à vida material, interesses da produção e distribuição de bens. "A política tem se reduzido cada vez mais a esses interesses confinados em certos setores e certos âmbitos. A capacidade da política pensar em uma aventura maior que inclua a visão 360 graus da vida, de toda a sociedade, em todo o tempo, isso é uma questão cada vez mais complicada e difícil", complementou o artista que também realizou um show musical após o debate.

Protesto em show

No último sábado, 5, Caetano Veloso e Gilberto Gil realizavam um show também no Circo Voador, quando o público aproveitou para fazer um protesto contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados responsável por acolher o pedido para abrir o processo de impeachment contra Dilma.

Durante a execução da canção "Odeio" o público reinventou a letra e substituiu o refrão para "Odeio você Cunha". O vídeo foi divulgado no Instagram oficial de Caetano Veloso e na página 'Quebrando o Tabu' no Facebook.

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online
TAGS