PUBLICIDADE
Notícias

Em evento ao lado de Mendes, Temer volta a dizer que não há crise institucional

10:25 | 11/12/2015
Em palestra sobre Constituição e democracia na manhã desta sexta-feira, 11, em São Paulo, o vice-presidente da República, Michel Temer, reiterou que não vê crise institucional no Brasil. "Vivemos de 1988 para cá uma estabilidade institucional porque hoje há coincidência entre a Constituição formal e aquilo que se passa na vida do Estado", disse Temer, que também é presidente do PMDB.

"Quando as instituições funcionam pautadas pela ordem jurídica, por mais crise econômica e política que se possa ter, não tem crise institucional. O direito é o fenômeno estabilizador da própria sociedade", afirmou. "E não se deve assustar com eventuais conflitos que ocorrem ao longo do tempo".

O vice centrou o início de sua palestra em uma análise histórica do País. Ele disse que a Constituição que vigora no Brasil permitiu uma estabilidade constitucional e fez um histórico dos momentos vividos antes da nova constituinte. Ele ressaltou que crises sobre crises culminaram em um Estado autoritário e centralizador em 1964.

"Nossa constituição adotou uma espécie de democracia participativa, fruto de um antecedente autoritário que tivemos no País. O vocábulo democracia é plural, é um conceito mais político", disse.

Elogios

A palestra sobre Constituição e democracia ocorre no Instituto de Direito Público (IDP). O evento foi aberto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que teceu elogios a Temer assim que o vice-presidente chegou ao local. Mendes disse que o peemedebista tem "inata liderança" e é "um constitucionalista respeitado por todos".

"Passaríamos aqui o dia se fosse falar de toda biografia (de Temer), que é um exemplar homem público brasileiro", afirmou o ministro. Na plateia, dentre os presentes estão secretários do governo Geraldo Alckmin, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Renato Nalini.

TAGS