PUBLICIDADE
Notícias

Datafolha: 42% dos deputados são a favor impeachment e 31% contra

Nenhum dos dois lados tem apoio suficiente para vencer; futuro de Dilma pode ficar a cargo de deputados indecisos

14:07 | 21/12/2015
NULL
NULL

Uma pesquisa sobre intenção de voto no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) realizada pelo Datafolha mostrou que há mais parlamentares favoráveis à saída da petista do que os contrários à proposta. No entanto, nenhum dos dois lados tem apoio suficiente para vencer.

A decisão ficará a cargo dos indecisos, uma parcela de 27% dos parlamentares, o que equivale a 138 deputados que ainda não se definiram ou não responderam a pesquisa.
[SAIBAMAIS 3]
Publicado na Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 21, o levantamento mostra que 42% dos deputados afirmam que são favoráveis ao impeachment, o equivalente a 215 deputados; contra 31% que são contra o processo. Conforme o percentual, o Governo teria, então, 159 votos garantidos, mas ainda faltariam 12 apoios para atingir a marca de 171 votos, total necessário para que Dilma permaneça no cargo.

Outro desafio para o Governo mostrado na pesquisa é de que a base não garante a sustentação da presidente. Pelo menos 26% dos deputados de partidos formalmente governistas pretendem votar pelo impeachment. No PMDB, 33 deputados são a favor, 20 contra e 48 não se posicionaram.

Eduardo Cunha
O Datafolha também avaliou a torcida pela renúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Para 62% dos deputados, Cunha deve tomar a iniciativa de sair. Numa eventual votação pela cassação do mandato do peemedebista, 60% pretende votar contra ele. Apenas 8% seria contrário.

No próprio PMDB, 38 parlamentares são a favor da renúncia de Cunha, 30 são contrários e 33 não se posicionaram.

Redação O POVO Online
TAGS