PUBLICIDADE
Notícias

Conselho de Ética sorteia lista tríplice para escolher novo relator

Os escolhidos foram Leo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO) e Sérgio Brito (PSD-BA). Araújo pontuou que conversará com pelo menos dois dos três indicados antes de decidir sobre novo relator

15:49 | 09/12/2015
NULL
NULL
Após discussão acirrada entre os deputados do Conselho de Ética sobre a mudança na relatoria do processo que pode cassar o mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), o presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) suspendeu a sessão e anunciou votação para novo relator.

Na sessão desta quarta-feira, 9, o Araújo, obedecendo à decisão da Mesa Diretora da Câmara, substituiu o relator Fausto Pinato (PRB-SP) pelo deputado Zé Geraldo (PT-BA). Aliados de Cunha contestaram a decisão do presidente do Conselho e geraram bate boca.
[SAIBAMAIS 3]
José Carlos Araújo resolveu suspender a sessão e promover novo sorteio para a relatoria, excluindo deputados do bloco do PMDB, ligados a Cunha. Mesmo com a suspensão, os parlamentares mantiveram a discussão. Nova reunião foi convocada para a quinta-feira, 10, às 9h30min.

O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) chegou a dizer que o que o presidente da Casa, Eduardo Cunha, está fazendo com a Câmara "é uma vergonha". Ele foi contestado por outros deputados, o que resultou em mais discussões generalizadas entre os parlamentares.

Lista tríplice
Após pressão dos deputados, o presidente do Conselho sorteou lista tríplice, entre 11 nomes. Os escolhidos foram Leo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO) e Sérgio Brito (PSD-BA). Araújo pontuou que conversará com pelo menos dois dos três indicados antes de decidir sobre novo relator.

Mudanças na relatoria
Hoje os deputados votariam o relatório de Pinato que indicava a continuação das investigações contra Cunha. A destituição do ex-relator aconteceu por decisão monocrática do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhã (PP-MA).

A resolução do vice atendeu a questão de ordem apresentada pelo deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), aliado de Cunha, que argumentou que Pinato integra bloco partidário do PMDB. O regimento interno estabelece que o relator não pode ser do mesmo partido ou bloco do representado.

"A imparcialidade assusta", afirmou Pinato ao ser substituído. O relator seguinte, Zé Geraldo, se disse surpreendido pela mudança e anunciou que manteria relatório de Fausto Pinato.

Redação O POVO Online
TAGS