PUBLICIDADE
Notícias

Com seis homens e duas mulheres, Partido da Mulher já surge grande no CE

Com quatro deputados estaduais e dois deputados federais, a legenda já surge como 3º maior partido do Ceará tanto na Câmara quanto na Assembleia

11:09 | 01/12/2015
NULL
NULL
Recém-criado no Ceará, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) já tem no Estado quatro deputados estaduais de dois deputados federais. Com as bancadas, a legenda já surge como 3º maior partido do Ceará tanto na Câmara quanto na Assembleia, superando partidos tradicionais como PSDB, DEM e PDT e, no caso da AL, até o PT.

Como se trata de um partido novo, o PMB foi “inflado” por ser opção de “janela” de troca de partidos para aqueles que desejam disputar eleição municipal no próximo ano. Dos quatro deputados estaduais da legenda, quase todos são pré-candidatos: como Laís Nunes (ex-Pros) e Bethrose (ex-PRP), candidatas, respectivamente, em Icó e São Gonçalo do Amarante.

[SAIBAMAIS 1]“No Pros eu não tinha confiança de poder disputar. A legenda estava muito concentrada em Brasília, então o PMB teve essa possibilidade de janela”, diz Laís Nunes. Outro deputado pré-candidato, Júlio César Filho (ex-PTN) tenta se viabilizar para disputa em Maracanaú, onde seu pai, Júlio César (PSD), já foi prefeito.

Domingos Neto lidera

Na Assembleia, apenas Odilon Aguiar (ex-Pros) não é pré-candidato. Já o deputado federal Macêdo (PSL) deve disputar pela Prefeitura de Cascavel. Completa o PMB cearense o líder do partido na Câmara, Domingos Neto, que deixou o Pros no mês passado após desavenças com o presidente da legenda, Eurípedes Júnior (GO).

“Era a opção que permitiria essa janela, único outro partido novo era a Rede. Mas o PMB pesou mais pois é aliado do governo”, diz Júlio César Filho. Segundo ele, a legenda avança em negociações e deve ter novas filiações nas próximas semanas. “Enquanto durar a janela, devem entrar novos políticos”, avalia.

Redação O POVO Online
TAGS