PUBLICIDADE
Notícias

Camilo quer criar Conselho de Promoção da Igualdade Racial

O órgão atuará no sentido de formular e implementar metas e ações para garantir igualdade à população negra e de outros segmentos étnicos do Estado

11:54 | 01/12/2015
Chegou à Assembleia mensagem de Camilo Santana (PT) que cria o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir). Vinculado ao Gabinete do Governador, o órgão terá caráter normativo, consultivo e deliberativo no sentido de formular e implementar metas e ações para garantir igualdade à população negra e de outros segmentos étnicos do Estado.

O grupo poderá, por exemplo, avaliar e fiscalizar as políticas de igualdade racial do governo, assim como apreciar a lei orçamentária do Estado. O conselho poderá convocar ainda estudos, seminários, debates e pesquisa sobre ações para promoção de igualdade entre população negra, indígena, cigana e de outros grupos no Ceará.

Ao todo, o conselho será composto por 22 conselheiros, 11 deles indicados pelo governo do Estado e onze por representantes da sociedade civil, incluindo faculdades, sindicatos, instituições de arte e ONGs.

A medida chegou com pedido de urgência na Assembleia. "(Promoção da igualdade é) um dos principais desafios a serem enfrentados pelo Gabinete do Governador, além da melhoria continua de suas atividades, a fim de concretizar as políticas e lutar sempre por uma sociedade mais justa", diz texto de Camilo Santana.

Redação O POVO Online
TAGS