PUBLICIDADE
Notícias

Oito vereadores de Fortaleza são ouvidos pelo Ministério Público

17:01 | 13/11/2015
Oito vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza compareceram, nesta sexta-feira, 13, à sede da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) para prestar esclarecimentos sobre as investigações de desvio da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP). Na quinta-feira, 12, primeiro dia dos depoimentos, apenas o vereador Robert Burns (PTC) compareceu, do total de 24 convocados.

Prestaram esclarecimentos os vereadores Wellington Saboia (PSC), Toinha Rocha (Psol), Ziêr Férrer (PMN), Ronivaldo Maia (PT), Alípio Rodrigues (PTN), Paulo Diógenes (PSD), Márcio Cruz (Pros) e Ruthmar Xavier (PR).
[SAIBAMAIS 3]
Segundo o promotor Marcus Amorim, ainda será discutida nova data para depoimento dos 34 vereadores que não prestaram esclarecimento no MPCE nas datas definidas.

Na quarta-feira, 11, o presidente da Câmara, Salmito Filho (PDT), criticou a convocação de todos os 43 vereadores e pediu mais transparência sobre o teor das investigações ao MPCE. Ontem, o presidente alegou que os vereadores não poderiam comparecer na data marcada pelo MPCE porque havia conflito com as atividades legislativas.

Escândalo da VDP

No final de outubro, o MPCE anunciou a convocação de todos os vereadores de Fortaleza em exercício até 2014 para prestarem esclarecimentos sobre rombo de quase R$ 11 milhões nos cofres do Legislativo referente aos últimos sete anos. A ação é um desdobramento das investigações que já resultaram em denúncias contra os ex-vereadores Antônio Farias de Sousa, o “A Onde É”, e Leonel Alencar Júnior, o “Leonelzinho Alencar”.

À época, o MPCE afirmou que convocaria todos os parlamentares porque, no departamento responsável pela VDP, todas as despesas solicitadas individualmente pelos vereadores eram reunidas (não se sabe se de forma aleatória) com pagamento em cheque único. No meio do bloco, foram detectadas despesas reais e outras fictícias, segundo o MPCE. Por isso, será necessário ouvir todos os vereadores para identificar quem fez determinado gasto.

Redação O POVO Online
com informações do repórter Wagner Mendes
TAGS