PUBLICIDADE
Notícias

Morre o ex-governador Beni Veras aos 80 anos

Ele estava internado, em estado grave, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza

10:49 | 06/11/2015
NULL
NULL

Atualizada às 12:31


Morreu na manhã desta sexta-feira, 6, o ex-governador do estado do Ceará, Benedito Clayton Veras Alcântara, conhecido como Beni Veras, aos 80 anos. Ele estava internado, em estado grave, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza.

Beni estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sofreu duas paradas cardíacas nesse período. Acometido pelo Mal de Parkinson, ele já esteve internado em outras ocasiões em decorrência da luta contra a doença.

>> Confira imagens do político Beni Veras

A Assembleia Legislativa suspendeu a sessão em decorrência da morte do político. O requerimento foi pedido pelo deputado Ely Aguiar (PSDC) que ressaltou o papel de Beni para a economia e política do Estado. Foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao político.

Velório

A família de Beni Veras informou que o velório ocorrerá a partir das 16 horas, no Palácio da Abolição. O enterro será neste sábado, mas os detalhes ainda não foram repassados.

Beni Veras

Natural de Crateús, Beni foi vice-governador de Tasso Jereissati, ocupando o cargo após o titular renunciar para tentar uma vaga no Senado Federal. "A Assembleia presta homenagem aquele que em vida contribuiu muito para o crescimento do Ceará", disse.

Filiado ao PSDB, Veras foi governador de 5 de abril de 2002 a 1° de janeiro de 2003, após o então titular, Tasso Jereissati (PSDB), deixar o cargo para disputar o Senado pela primeira vez. Ele também foi ministro do Planejamento em 1994 e senador de 1991 a 1999.


Ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Beni foi homenageado em maio pela instituição. Sua gestão ficou conhecida por transformar o CIC num centro de debates. Foi também fomentador do rompimento do ciclo dos coronéis ao lançar e eleger, em 1986, Tasso Jereissati ao Governo.

Confira notas de pesar sobre a morte de Beni Veras

Camilo Santana, Governador do Ceará

Lamento profundamente a morte do ex-governador Beni Veras, um dos grandes políticos da história do nosso Estado. Natural de Crateús, assumiu o Governo do Estado entre abril de 2002 e janeiro de 2003. Foi ainda senador da República (1991-1999) e ministro do Planejamento, em 1994. Além disso, Beni Veras foi presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Deixo aqui meu abraço à família e aos amigos, e declaro luto oficial de três dias no Estado.

Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza

O amigo e ex-ministro Beni Veras compõe uma galeria de cearenses que orgulham nosso Estado e o nosso País pelo exemplo de vida e compromisso com os mais relevantes interesses coletivos de nossa Nação.

Seu maior legado será sempre a expressão efetiva de alguém que incorporou a defesa mais intransigente em torno do interesse publico e pela redução das desigualdades regionais.

Fica uma lacuna em nossa cena política, mas temos a garantia de que perpetuaremos sua imagem e memória como um grande cearense que construiu uma bela página em nossa história.

 

Redação O POVO Online com Informações do Blog do Eliomar

TAGS