PUBLICIDADE
Notícias

Marta se aproxima do PCdoB por apoio em 2016

14:40 | 30/11/2015
A senadora Marta Suplicy, que deixou o PT e se filiou ao PMDB para disputar a prefeitura paulistana no ano que vem, corteja o partido mais fiel à sua antiga legenda e ao prefeito Fernando Haddad na capital: o PCdoB. No sábado, 28, Marta foi à convenção estadual do partido e tem mantido conversas com o presidente municipal da legenda, Jamil Murad, com o presidente estadual, Orlando Silva - deputado que é vice-líder do governo Dilma na Câmara federal - e com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, com quem Marta tem proximidade - Aldo foi vice na chapa de Marta à reeleição na Prefeitura em 2008, quando acabou derrotada.

"A Marta sempre foi próxima do PCdoB e não é porque saiu do PT que deixa de ter uma relação democrática com o PCdoB, assim como temos uma relação democrática com Haddad", disse Murad à reportagem.

O núcleo político em torno de Haddad não vê, por ora, qualquer risco de perder o apoio do PCdoB no projeto de reeleição do petista. "Vejo como um apoio muito firme", disse uma fonte ligada ao prefeito. "O PCdoB tem a estratégia de se valorizar flertando com outras forças políticas", minimizou outro político próximo ao núcleo de Haddad sobre a aproximação com Marta.

A senadora aposta, contudo, em uma fragilização dessa fidelidade do PCdoB a Haddad. "O governo dá esse apoio como certo, mas pode não ser tão certo assim", disse à reportagem uma pessoa próxima a Marta.

Apesar de pequeno, o PCdoB tem a atual vice de Haddad, Nádia Campeão, e pode perder o espaço prestigiado. A agremiação tem demonstrado incômodo com a intenção cada vez mais aberta do prefeito de ter Gabriel Chalita - hoje no PMDB - para seu vice na chapa à reeleição. Em entrevista ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Haddad chegou a afirmar que "Chalita é bem-vindo em qualquer lugar sempre", a respeito da especulação de que seu secretário de Educação poderia trocar de legenda para fazer dobradinha com o petista.

"O prefeito não colocou nada para nós, ficamos sabendo pela imprensa (da especulação em torno de Chalita). Nossa vice é extraordinária e é estranho que, diante de uma vice que é tão boa companheira de trabalho, o prefeito se coloque dessa forma", queixou-se Jamil.

Na convenção municipal do PCdoB, realizada uma semana antes da estadual, Haddad esteve presente. No palco, falou sobre eleição e exaltou a importância do apoio do PCdoB. O partido manteve a postura de proximidade com o petista, mas deixou as possibilidades para 2016 em aberto no documento que resultou do encontro. "Um alinhamento com Haddad é uma coisa que naturalmente será analisada pois participamos do governo, mas o apoio não é automático nem elimina outras alternativas", disse Murad.

"O PCdoB faz também seu jogo e está na tentativa de ter mais espaço, mas eles já têm uma participação importante", disse uma fonte ligada ao PT municipal. Além da vice-prefeitura, o PCdoB tem Alcino Reis Rocha no comando da SPTuris - a empresa de turismo e eventos da Prefeitura, que controla o Anhembi, o maior pólo de eventos da América Latina. O partido tem também as subprefeituras da Sé e do Jabaquara. "Eles têm um ótimo espaço considerado o tamanho deles", afirmou a fonte, que vê pouca chance de o PCdoB conseguir mais espaço com o jogo de "noiva".

TAGS