PUBLICIDADE
Notícias

FHC: Bolsa Família gerou burocracia e poder imenso para o governo federal

18:20 | 26/11/2015
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que, quando presidente da República, tinha dúvidas dos benefícios de unir as diversas bolsas sociais já existentes em um único programa. O tucano afirmou que o Bolsa Família, criado pelo seu sucessor Luiz Inácio Lula da Silva, acabou criando burocracia e um "poder imenso para o governo federal". "Tinha muitas dúvidas das vantagens de centralizá-las", disse FHC.

O ex-presidente participa de um debate de lançamento do seu livro Diários da Presidência. O economista Eduardo Giannetti da Fonseca, que participa da discussão, havia criticado o uso do Bolsa Família como instrumento de "vassalagem" do governo federal com os municípios, em um momento em que se debatia a questão do pacto federativo do Brasil.

Fernando Henrique afirmou que, em época eleitoral, todo candidato fala de pacto federativo. O ex-presidente ponderou, no entanto, que colocar em prática um plano em que de fato Estados consigam taxar localmente e gastar os recursos localmente em maior proporção exigiria uma "força política monumental". ()

TAGS