PUBLICIDADE
Notícias

CPI do Dpvat: Ceará concentra mais de 10% das indenizações do Brasil

Com quase 81 mil pagamentos do seguro em 2014, o Estado concentrou grande parte dos 763 mil pagamentos realizados no período em todo o País

16:41 | 04/11/2015
NULL
NULL

O Ceará pagou mais de 81 mil indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Dpvat) apenas em 2014. O valor correspondeu, sozinho, a mais de 10% do valor total de indenizações em todo o País no mesmo período, 763 mil. O dado foi revelado em reunião da CPI instalada na Assembleia para investigar fraudes na indenização.

Quem trouxe o dado para a audiência foi o diretor jurídico da Seguradora Líder, Marcelo Davoli Lopes. A entidade é responsável pela administração do seguro. Segundo Davoli, do valor arrecadado pelo Dpvat pelos proprietários, 45% é repassado ao Ministério da Saúde, 5% ao Ministério das Cidades e 50% para pagamento de indenizações.

[SAIBAMAIS 3]Apuração inicial

A CPI para investigar fraudes no Dpvat ainda segue em fase de coleta de dados. No mês passado, o relator da comissão, Fernando Hugo (SD) recebeu da Polícia Civil relatório de 19 mil páginas incluindo inquéritos e processos sobre supostas fraudes no pagamento do seguro. O grupo ainda avalia quais serão as ações práticas a serem tomadas para apurar irregularidades.

O sub-relator da comissão, deputado Audic Mota (PMDB), já pediu uma melhor relação entre a seguradora e o poder público, para facilitar o acesso da população na hora de requerer o pagamento do seguro. Atualmente, 441 pontos de atendimento para o pagamento do Dpvat funcionam no Ceará.

O grupo, composto por nove deputados estaduais, conta ainda com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), do Conselho Regional de Medicina (Cremec), e do Ministério Público do Estado (MP-CE).

Redação O POVO Online
TAGS