PUBLICIDADE
Notícias

Com baixa arrecadação, Pezão volta a falar em aumento de impostos

12:45 | 30/11/2015
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), ameaçou propor o aumento de impostos para lidar com a crise financeira do Estado, caso as empresas não honrem o pagamento de tributos. Com a receita em queda, o Estado adiou pagamentos a fornecedores para pagar pessoal. Pezão não deu garantias de que os pagamentos de terceirizados com vencimento hoje serão depositados.

"A gente está colocando em dia (os pagamentos). Tenho quase certeza que a gente vai pagar o que nos comprometemos, mas é um momento muito difícil da economia", disse. "Não sei (se os pagamentos serão feitos). O banco está abrindo agora", afirmou Pezão logo após participar de um seminário sobre concessões e parcerias público-privadas na Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ).

Pezão reclamou que, apesar dos esforços do governo em aprovar leis que facilitem o financiamento e recolhimento de impostos, há muita inadimplência. "Não quero trabalhar com ameaça. Esperei até o último momento para aumentar impostos, mas se a gente não tiver resposta a essas políticas que adotamos para receber impostos (...), se eles não recolherem sou obrigado a mandar aumento de impostos para a Assembleia Legislativa", disse.

O governador lembrou que o governo federal suspendeu pagamentos na última semana, destacando que a crise é nacional. "O Estado do Rio não é uma ilha que vive sem arrecadação", disse. A gestão de Pezão administra hoje um déficit de R$ 13,5 bilhões.

Em palestra no seminário, Pezão destacou que o Estado do Rio estuda 12 projetos de parcerias público-privadas (PPPs), entre as quais a concessão do tratamento de água e esgoto da Baixada Fluminense, São Gonçalo e em comunidades do Rio. Ele pediu o engajamento do governo federal como avalista de projetos por meio de fundos garantidores de crédito. "Estamos usando muita criatividade para atravessar esse período (de crise). Não basta ficar do outro lado do balcão chorando", afirmou a empresários.

TAGS