PUBLICIDADE
Notícias

Procissão acompanha chegada do corpo de Mauro Sampaio em Juazeiro do Norte

Corpo do ex-prefeito e mentor da estátua do Padre Cícero chegou ao Ceará na manhã desta quarta-feira. Ele será enterrado na quinta em Barbalha

10:51 | 07/10/2015
NULL
NULL

Chegou a Juazeiro do Norte na manhã desta quarta-feira, 7, o corpo do ex-deputado federal Mauro Sampaio, falecido ontem aos 88 anos vítima de um câncer. Às 8h, o corpo do líder político saiu em procissão pela cidade em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros, sendo acompanhado por dezenas de devotos do Padre Cícero. Na tarde desta quarta, o governo do Ceará decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Mauro.

"Mauro foi um dos principais líderes políticos do Cariri e foi o responsável pela construção da Estátua de Padre Cícero, que se transformou num dos principais pontos de peregrinação de fiéis de todo o Brasil. À família, amigos e admiradores, minha solidariedade", disse o governador Camilo Santana (PT).

Segundo a Prefeitura de Juazeiro, o corpo do ex-deputado chegou de São Paulo no aeroporto Orlando Bezerra. De lá, seguiu em procissão até a Igreja dos Franciscanos, onde foi realizada missa. O evento foi acompanhado pelos prefeitos de Juazeiro, Raimundo Macedo (PMDB), e de Barbalha, José Leite (PT), e diversas lideranças da região.

[FOTO3]O corpo de Mauro, que também foi prefeito de Juazeiro por dois mandatos, seguiu às 15h para o Centro de Velório Anjo da Guarda e pela igreja do Círculo do Operário de Juazeiro. Ele será sepultado na manhã desta quinta-feira, no cemitério de Barbalha.

Líder político


Ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Mauro é um dos líderes históricos mais importantes do Ceará. Entre suas principais obras, estão a estátua do Padre Cícero e o estádio Romeirão, que leva seu nome. O médico estava internado há 17 dias em São Paulo, após se submeter a cirurgia para tratar de um câncer.

[FOTO2]Nascido em Fortaleza em 10 de julho de 1927, Mauro era filho de Leão Sampaio, deputado constituinte de 1933 e médico particular de Padre Cícero. Iniciou sua carreira política em Abaiara apoiado por Sebastião Cavalcante, seu sogro e, depois, transferiu-se para Juazeiro.

Padre Cícero

Mauro foi prefeito de Juazeiro do Norte por dois mandatos, em 1967 e 1996. Durante sua gestão na década de 1960, foi construída a famosa estátua do Padre Cícero na colina do Horto, assim como a Faculdade de Medicina de Juazeiro.

Elegeu-se deputado federal por cinco vezes consecutivas, de 1975 a 1995. Participante da Constituinte de 1988, ele propôs 48 emendas, das quais 16 foram aprovadas. Tem extensa atuação na defesa do legado de Padre Cícero para Juazeiro do Norte. Em 1975, escreveu obra sobre o tema, intitulada "Em defesa do Padre Cícero Romão Batista".

Redação O POVO Online
TAGS