PUBLICIDADE
Notícias

Posse de André Figueiredo altera bancada cearense; veja as mudanças

Além da posse de Ariosto Holanda, deve ser efetivado nas próximas semanas o 4º suplente da coligação governista, Paulo Henrique Lustosa (PP)

16:59 | 06/10/2015
NULL
NULL

Com a posse de André Figueiredo (PDT) como ministro das Comunicações, foi efetivado nesta terça-feira, 6, como deputado federal o engenheiro Ariosto Holanda (Pros). Com a mudança, o Pros empata com o PT como maior bancada da Câmara dos Deputados pelo Ceará, com quatro parlamentares. Ainda é prevista posse do quarto suplente, Paulo Henrique Lustosa (PP), para as próximas semanas.

Na manhã desta terça, página da Câmara já exibia Ariosto como deputado federal em exercício pelo Ceará. Ex-deputado que não conseguiu a reeleição, ele é o segundo suplente da eleição passada a assumir vaga na Casa, após saída de Antônio Balhmann (Pros), que assumiu a Assessoria de Assuntos Internacionais do governo do Ceará. No lugar de Balhmann, assumiu Vicente Arruda (Pros).

[SAIBAMAIS 2]PHS e PP

Ainda é prevista outra mudança na bancada, com saída de Adail Carneiro (PP) e posse de Paulo Henrique Lustosa - quarto suplente da coligação governista. Em acordo entre lideranças do PHS e PP no Estado, Adail deve se licenciar para assumir uma secretaria da gestão Roberto Cláudio (PDT) em Fortaleza. O terceiro suplente, Inácio Arruda (PCdoB), não assumirá vaga e permanece na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece).

O acordo entre Adail, Lustosa e RC já estava fechado antes mesmo do anúncio de André Figueiredo nas Comunicações. Ou seja, mesmo que André Figueiredo tivesse recusado convite da presidente Dilma Rousseff (PT) pela pasta, seria o deputado do PP que assumiria vaga do PHS. Antes de assumir a vaga nesta terça, Ariosto era secretário do Conselho de Altos Estudos da Assembleia.

Resta ainda definição sobre qual pasta será ocupada por Adail. Nos bastidores, se comenta que RC teria oferecido a Secretaria Executiva Regional I (SER I) ao deputado, que tenta articular pasta de maior peso estratégico. Atualmente, PP possui duas indicações na máquina pública cearense, com o secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Padre Zé Linhares.

Todos eles integram coligação PRB/PP/PDT/PT/PTB/PSL/PHS/PSD/PCdoB/SD/Pros para deputado federal, costurada na eleição passada pelo então governador Cid Gomes e composta por vários partidos da sua base aliada. Após Paulo Lustosa, estão como 5º suplente Neném do Cazuza (Pros) e 6º suplente o ex-deputado Eugênio Rabelo (PP).

Confira quem cede vaga para quem na Câmara dos Deputados:

Antônio Balhmann (Pros) se licenciou em julho deste ano para assumir a Assessoria de Assuntos Internacionais do governo do Ceará. Tomou posse o 1º suplente da coligação governista, Vicente Arruda (Pros).

André Figueiredo (PDT) assumiu nesta terça-feira o Ministério das Comunicações. Em seu lugar, assumiu o 2º suplente da coligação, Ariosto Holanda (Pros).

Adail Carneiro (PHS) deve se licenciar em breve para assumir pasta na gestão Roberto Cláudio. Em seu lugar, assume o 4º suplente, Paulo Henrique Lustosa (PP).

Inácio Arruda (PCdoB), apesar de ser o 3º suplente, não deve assumir como deputado. Ele permanecerá no comando da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.




Redação O POVO Online

TAGS