PUBLICIDADE
Notícias

Delcídio nega derrota do governo e diz que sessão de vetos será amanhã

15:40 | 06/10/2015
O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), afirmou que a nova sessão para deliberar sobre os vetos da presidente Dilma Rousseff ocorrerá nesta quarta-feira, 7, às 11h30. A votação deveria ter ocorrido nesta terça-feira, 6, mas não houve quórum suficiente de deputados. Na semana passada, já havia ocorrido um adiamento.

Parte do problema, segundo alguns parlamentares, ocorre porque parlamentares querem levar a PEC da reforma política para votação no Senado. A proposta, que inclui a questão das doações de empresas a campanhas, já foi aprovada em dois turnos na Câmara e está parada no Senado desde agosto. O Supremo Tribunal Federal já declarou inconstitucional o financiamento empresarial de campanhas.

Segundo Delcídio, parte dos deputados faltosos à sessão afirmou que o horário não foi apropriado. "Agora, amanhã não tem escapatória, veremos quem tem garrafa para botar na mesa. Meu negócio é o Senado, ele deu quórum e está muito sereno sobre essa questão dos vetos", disse, após sair de uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "A própria oposição no Senado tem noção da importância desses vetos para o País. Agora, acho que a Câmara tem de responder, até em função dessa reforma (ministerial) feita na semana passada", afirmou.

O senador lembrou que, durante a sessão, parte dos ministros recém-nomeados estava em cerimônia de transmissão de cargo. "Nós tínhamos esperança de ganhar de 3 ou 4 a zero e o jogo empatou. Quem sabe amanhã a gente faz um. Perderíamos se os vetos caíssem. Mas não. Não dando quórum, amanhã tem mais", disse.

TAGS