PUBLICIDADE
Notícias

Cerimônia tem afago público em Aloizio Mercadante

08:45 | 06/10/2015
Em uma demonstração pública de apreço ao seu braço direito na administração do governo federal, a presidente Dilma Rousseff fez na segunda-feira, 5, uma deferência especial ao ministro Aloizio Mercadante, que trocou a chefia da Casa Civil pelo Ministério da Educação na reforma administrativa anunciada na sexta-feira passada.

"Meu amigo Aloizio Mercadante retorna ao Ministério da Educação para dar sequência a nosso compromisso maior de fazer do Brasil uma Pátria Educadora", afirmou Dilma em seu discurso.

A presidente deu um forte abraço no ministro petista, considerado de seu principal colaborador no governo. "Mercadante, vamos continuar trabalhando para dar a cada brasileiro, a cada brasileira, o melhor passaporte que podem ter para o futuro: acesso à educação de qualidade", afirmou Dilma.

A presidente resistiu ao máximo a afastar Mercadante do núcleo duro do Planalto. Acabou sucumbindo a pressões que vinham principalmente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como de outras lideranças petistas e de outros partidos, principalmente o PMDB - que acusava o petista de trabalhar para enfraquecer a legenda.

Mercadante era uma espécie de primeiro ministro de Dilma e se dedicava integralmente à presidente, além de ser um dos seus poucos fiéis escudeiros.

Na composição da Esplanada no segundo mandato, ele era considerado uma espécie de superministro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS