PUBLICIDADE
Notícias

Sem inclusão de vetos da presidente, sessão do Congresso pode ser obstruída

17:50 | 29/09/2015
O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), afirmou nesta terça, 29, que a oposição pretende obstruir a sessão do Congresso que vai apreciar vetos presidenciais, marcada para esta quarta, 30, caso não sejam incluídos os vetos da presidente Dilma Rousseff sobre a reforma política. "Há um consenso entre líderes de que a sessão de vetos amanhã só ocorrerá se, por ventura, forem incluídos os vetos relativos à lei eleitoral", disse, após reunião de líderes.

A expectativa é que a presidente publique ainda nesta terça, 29, em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU), vetos à impressão dos votos e ao financiamento privado de campanha.

Mendonça disse que cabe ao Congresso dar a palavra final em relação à legislação eleitoral e não a presidente Dilma e disse que o fim do financiamento empresarial vai estimular o caixa 2. "É praticamente impossível, dentro das regras existentes no Brasil, cada candidato ter que bancar sua candidatura. Isso vai estimular fortemente o caixa 2, vai jogar as campanhas políticas no Brasil num processo de marginalização completa", afirmou.

O líder do DEM afirmou ainda que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e outros líderes da Casa já levaram ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a posição de que a sessão de amanhã será obstruída caso os vetos da reforma não sejam colocados para análise. Por ser presidente do Congresso, cabe a Renan decidir se incluirá os vetos na sessão de amanhã.

"Só haverá apreciação de vetos se os vetos relativos à legislação eleitoral forem apreciados. Do contrário, a Câmara vai se sentir sem condições de apreciar as demais matérias", reforçou.

TAGS