PUBLICIDADE
Notícias

Pezão: candidatos em 2016 terão dificuldade de adaptação sem doações de empresas

18:30 | 18/09/2015
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disse nesta sexta-feira, 18, que os políticos terão de se adequar à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a doação de empresas a partidos e candidatos, mas previu "muita dificuldade" de adaptação para as eleições municipais de 2016.

O governador defendeu que haja "uma transição" até que o financiamento exclusivamente público de campanhas seja implementado no País.

"A gente tem que obedecer, é jogo jogado. Vai ser um período difícil, porque a lei era outra. Poderia ter uma transição, acho que os candidatos (em 2016) vão ter muitos problemas. Vai ter que ter muita orientação. Nunca houve disputa sem financiamento de empresas, vai ser muito difícil se adaptar", afirmou Pezão em entrevista, depois de participar de solenidade ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

O governador disse que, se o Congresso aprovar emenda constitucional que garante o financiamento privado, haverá "conflito jurídico" com a decisão do Supremo. Lewandowski, em entrevista, indicou que o STF vai considerar inconstitucional qualquer lei que contrarie a decisão da Suprema Corte contras as doações de empresas.

TAGS