PUBLICIDADE
Notícias

Ex-governador buscou ajuda de Temer para tirar mulher da prisão, diz Promotoria

22:10 | 18/09/2015
Relatório do Grupo de Combate ao Crime Organizado, braço do Ministério Público de Mato Grosso, indica que o ex-governador Silval Barbosa (PMDB/2011-2014) teria buscado ajuda do vice-presidente da República Michel Temer (PMDB-SP) para tirar sua mulher da cadeia. Roseli Fátima Meira Barbosa foi presa em 20 de agosto, em São Paulo, por suspeita de envolvimento em esquema de desvio de quase R$ 3 milhões da Secretaria de Assistência Social de Mato Grosso.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o vice-presidente afirmou que �não fez nenhuma gestão para liberação da mulher de Silval Barbosa� e que nem recebeu o ex-governador de Mato Grosso.

Os promotores do Gaeco interceptaram ligações telefônicas do ex-governador que na última segunda-feira, 14, teve sua prisão preventiva decretada pela juíza Selma Arruda, de Cuiabá, no âmbito da Operação Sodoma. Silval Barbosa teria cobrado R$ 2 milhões de três empresas em troca de benefícios fiscais. Nesta quinta-feira, 17, o ex-governador se entregou à Justiça.

O monitoramento do peemedebista revela que ele esteve em Brasília no dia 25 de agosto. Segundo o relatório, 16h57, Silval Barbosa recebeu ligação de um telefone da capital federal, de uma mulher que se identificou por �Nara�. "Vem agora, pode vir agora, Nara, tá?", disse a mulher.

Silva agradece e diz que o trânsito �está meio ruim�. Nara diz que �dá tempo�. Silval, então, questiona se a procura. Ela diz sim, e que "aí coloco o senhor pra falar com ele". Ambos se despedem.

O relatório subscrito por um analista da Gerência de Interceptação Telefônica e Telemática do Gaeco informa. "Diante da ligação, de imediato procuramos identificar quem seria tal pessoa que Silval Barbosa queria tanto falar, já que aparentava ser alguém de renome, visto a forma com que a senhora interlocutora (Nara) se reportou a tal pessoa, �aí coloco o senhor pra falar com ele�. Assim, ao identificar o terminal que Silval havia recebido a ligação, em breve e informal pesquisa junto ao Google constatamos que se tratava de um terminal do Palácio do Planalto - Presidência da República."

�s 17h34 do mesmo dia, 26 de agosto, o ex-governador recebe uma nova ligação de Nara, desta vez de outro número. Ela indaga se Silval já chegou. "Está trancado-o trânsito aqui, não está passando nada", diz o ex-governador.

Nara, segundo o Gaeco, diz que "ele vai ter que sair, não vai dar para esperar, ele tá saindo agora". Em seguida, ela questiona se daria para ele falar por telefone. Silval diz que �vai ver um fixo� e pergunta se liga no número que Nara está ligando. Ela diz que não, que esse é PABX. Nara o orienta a ligar para outro número, e �que é para ele ligar agora, pois ele vai sair�.

O documento do Gaeco destaca. "Até este momento detínhamos apenas o conhecimento que Silval Barbosa procurava alguém ligado à Presidência da República, sem, contudo, precisar quem seria tal figura, já que os terminais que o mantiveram contatos apenas apontavam para a titularidade da Presidência da República."

O relatório diz ainda. "Entretanto, na mesma ligação, a senhora Nara, em tese telefonista, informou outro telefone para que Silval Barbosa devesse retornar a ligação. Ao realizar a busca informal da aludida linha telefônica junto ao Google constatamos que se tratava de um terminal do Gabinete do Vice-Presidente da República."

A Promotoria concluiu que a interlocutora do ex-governador é Nara de Deus Vieira, �Chefe de Gabinete do Vice-Presidente da República, senhor Michel Miguel Elias Temer de Lulia, presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mesmo partido político do ex-governador Silval Barbosa�.

Ainda segundo o documento do Ministério Público de Mato Grosso, às 21h50, de 25 de agosto, Nara, usando seu celular funcional, entra em contato com Silval e questiona o nome completo de sua mulher. O ex-governador responde: Roseli de Fátima Meira Barbosa. "Tá bom, eu já vou, falamos amanhã então", diz Nara.

Segundo a Promotoria, a defesa de Roseli havia perdido um habeas corpus no Tribunal de Justiça do Estado. "Após essas conversas que, em tese, apontam para uma tentativa de obter junto ao vice-presidente da República um apoio para a demanda negada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (êxito na liberdade da paciente Roseli Barbosa), no dia seguinte (26 de agosto de 2015), o Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, empossado no Superior Tribunal de Justiça no dia 26 de maio de 2015, deferiu o pedido da defesa e determinou a soltura da senhora Roseli Barbosa", afirma o relatório.

O Ministério Público de Mato Grosso destaca no relatório. "A sequência de conversas travadas entre Silval e a Chefe de Gabinete de Michel Temer, senhora Nara de Deus Vieira, demonstra com clareza que o ex-governador contatou o vice-presidente com esse propósito, senão fosse isso, por qual motivo Nara Vieira questionaria a Silval se poderia falar esse assunto via telefone? E, por que Silval preferiu contatar de um telefone fixo para ligar ao fixo do Gabinete de Michel Temer? E ainda, porque Nara Vieira contataria Sival quase às 23 horas (horário local de Brasília), para questionar o nome completo de Roseli? Ao realizar tais questionamentos, não há dúvida que o propósito de Silval, ao contatar com o vice- presidente da República, não é outro senão a liberdade de sua esposa."

Por meio de sua assessoria de imprensa, Michel Temer informou que o ex-governador Silval Barbosa �tentou entrar em contato�. Segundo a assessoria, o ex-chefe do Executivo de Mato Grosso queria pedir a Temer �um auxílio, uma orientação no caso da esposa (Roseli Barbosa)�. Silval, por seus advogados, já tinha perdido habeas corpus para a mulher no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O vice-presidente da República, segundo sua assessoria, �não conseguiu abrir espaço na agenda, naquele dia, não recebeu (Silval Barbosa)�

"O vice presidente Michel Temer não fez nenhuma gestão para liberação da mulher (Roseli Barbosa) nesse processo, em nenhum momento", destaca a assessoria.

TAGS