PUBLICIDADE
Notícias

Em crise com o PMDB, Dilma adia embarque para Nova York

12:50 | 22/09/2015
Diante do impasse com o PMDB sobre a reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff decidiu viajar somente na quinta-feira, 24, para Nova York, onde vai participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. A previsão inicial era que ela embarcaria na amanhã, 23.

Na primeira rodada de conversas com o PMDB na segunda-feira, a cúpula do partido avisou a Dilma que não iria indicar nomes para compor o governo. O vice-presidente Michel Temer chegou a sugerir que ela adiasse a reforma ministerial.

A ideia de Dilma era anunciar quais pastas seriam cortadas até quarta-feira, antes de embarcar para Nova York. Hoje, a presidente vai se reunir novamente com nomes do PMDB para tentar chegar a uma solução.

Para o Palácio do Planalto, ainda não está claro se a posição do PMDB é mais um gesto na direção do rompimento com o governo ou se o partido estaria tentando ganhar tempo para negociar um espaço maior na Esplanada. No desenho inicial de Dilma, a legenda teria direito a três ministérios.

Antes da Assembleia Geral, Dilma vai participar da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2015, que acontece entre sexta e domingo. Devem acompanhar a presidente na viagem nomes como os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Joaquim Levy (Fazenda) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Segundo assessores palacianos, não houve adiamento da viagem, porque a previsão sempre foi de que Dilma embarcaria somente na quinta.

TAGS