PUBLICIDADE
Notícias

Dilma procura substituto para Mercadante, afirma jornal

De acordo com a reportagem, Dilma avalia que precisa de um "movimento de impacto", capaz de gerar ressonância e trazer um nome capaz de "passar segurança ao meio político"

12:10 | 11/09/2015
A presidente Dilma Rousseff (PT) estaria a procura de um substituto para o ministro-chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante (PT). De acordo com reportagem publica hoje pelo jornal Folha de S. Paulo, Dilma procura alguém de fora do PT - ou mesmo da política - e com trânsito junto à oposição para atuar como um "primeiro-ministro", reduzindo assim as constantes derrotas que o governo tem enfrentado junto ao Congresso.

Mercadante é um dos ministros mais próximos de Dilma. Principal articulador político nos primeiros meses da segunda gestão, é atribuída a ele a tentativa de isolar o PMDB, reduzindo a dependência do Planalto em relação ao partido. A estratégia levou ao lançamento da candidatura de Arlindo Chinaglia (PT) para a presidência da Câmara, que acabou derrotado por Eduardo Cunha (PMDB), uma das principais fontes de dor de cabeça para Dilma. É visto por aliados como centralizador e voluntarista.

De acordo com a reportagem, Dilma avalia que precisa de um "movimento de impacto", capaz de gerar ressonância e trazer um nome capaz de "passar segurança ao meio político".

Entretanto, a expectativa é de que o ministro continue no governo. Acredita-se que ele deve ser transferido para outra pasta por ocasião da reforma administrativa anunciada em agosto e que pode extinguir até dez ministérios. Antes de assumir o atual posto, ele foi foi ministro da Ciência e Tecnologia e, em seguida, da Educação.

Redação O POVO Online
TAGS