PUBLICIDADE
Notícias

Problema do Brasil está no derrotismo, afirma Mujica em palestra no Rio

12:00 | 27/08/2015
Após receber uma homenagem da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) no centro do Rio, o ex-presidente do Uruguai José Mujica disse nesta quinta-feira, 27, que "o Brasil tem força suficiente para superar as dificuldades", ao comentar as investigações sobre corrupção envolvendo o PT e outros partidos.

"Não estou no Brasil, mas o país já teve grandes presidentes e grandes dificuldades. O problema está no derrotismo de achar que está tudo perdido. Se teve gente que se equivocou, que sejam castigados", disse o político uruguaio.

Mujica não quis comentar a possibilidade de Dilma Rousseff estar implicada em malfeitos. "Sou senador de outro país. Não viria ao Brasil, do qual dependemos tanto, opinar sobre a presidente ou o ministro tal. Tenho que ter habilidade diplomática e carinho com o povo brasileiro, pois os governos passam e povo fica", explicou.

O ex-presidente palestrou para cerca 400 pessoas no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no centro do Rio. Em fala contundente, pregou a humildade entre os políticos e o fim de arroubos capitalistas. "Não é uma apologia à pobreza e à miséria, mas os políticos têm que viver como a maioria, e não como a minoria privilegiada", disse arrancando aplausos da plateia.

"Se você se acostuma a comer na mesa dos ricos, acabará pensando que é rico. Não há homem grande, há causa grande", completou Mujica.

Homenagem

Mujica foi escolhido a "Personalidade Sur" pela Federasur por seu trabalho pela integração do continente. O coordenador da área de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio (UERJ), Willians Gonçalves, que também é da diretoria da federação, contou que, ao ser consultado sobre o tributo, Mujica aceitou com a condição de que pudesse falar a uma plateia de jovens no Rio.

A UERJ marcou então uma palestra do ex-presidente e se surpreendeu com a mobilização: "Ontem tivemos uma reunião de emergência para garantir a segurança", disse Gonçalves. A UERJ decidiu trocar o local do encontro do teatro Odylo Costa Filho, que tem 950 lugares, para a concha acústica, anfiteatro aberto, por causa do grande número de pessoas esperado. Na ABI, Mujica fala a uma plateia de cerca de 400 convidados.

TAGS