PUBLICIDADE
Notícias

Policiais barram manifestantes contrários ao governo em evento de Dilma na Bahia

13:30 | 14/08/2015
Por determinação do Palácio do Planalto, a Polícia Militar da Bahia barrou o avanço de manifestantes contrários ao governo que tentavam acompanhar a cerimônia da presidente Dilma Rousseff, que ocorre nesta sexta-feira, 14, em Juazeiro (BA), onde serão entregues 1.480 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida.

Temendo o avanço do grupo, policiais militares confundiram manifestantes anti-Dilma com o público que pretendia assistir à cerimônia, decidindo impedir a entrada de idosos, de uma cadeirante e até de beneficiários do programa que receberiam as chaves na solenidade.

"É uma total falta de respeito", disse a cabeleireira Mônica de Oliveira Santos, de 39 anos, uma das beneficiárias barradas do Minha Casa Minha Vida. Acompanhada dos dois filhos, ela tentava romper o isolamento dos policiais e entrar na cerimônia enquanto falava com a reportagem.

Pátria educadora

O tumulto começou quando um grupo de cerca de 100 servidores públicos com faixas críticas ao governo se aproximou do evento. "Dilma, mãos de tesoura, cadê a pátria educadora?", entoavam os manifestantes, que seguravam cartazes de "Valorização da educação" e "Aceitamos os 41% do Judiciário".

Organizado nas redes sociais, o protesto reuniu servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco, do INSS e de institutos federais. A reportagem acompanhou a caminhada do grupo, que ocorreu de forma pacífica, sem incidentes, até policiais militares barrarem o caminho.

"A presidente tenta fazer um ajuste fiscal que prejudica as instituições públicas", criticou o professor David Simões, de 31 anos, que trabalha na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Com o corte orçamentário no Ministério da Educação (MEC), a instituição tem sofrido com redução no número de funcionários terceirizados, ameaça de corte de energia e até a falta de papel higiênico nos banheiros, relata o professor.

Eleitor de Dilma, Simões se diz arrependido de ter votado na petista. "Estamos à mercê de um governo improvisado", observou. "O governo padece de credibilidade por conta das denúncias de corrupção e da falta de apoio político", comentou o servidor Jailson Gomes, 46, que também marcou presença no protesto.

Blindagem

Com o cordão de isolamento feito para impedir o avanço de qualquer manifestação na área próxima à solenidade, a presidente Dilma Rousseff foi "blindada" de eventuais constrangimentos. Dilma chegou à cerimônia sob os gritos de "Olê-olê-olê-olá, Dilma, Dilma" e "Não vai ter golpe".

No segundo turno das eleições de 2014, a presidente obteve 74,76% dos votos válidos em Juazeiro, ante 25,24% do tucano Aécio Neves. O Estado da Bahia é governado pelo petista Rui Costa.

Aconselhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma decidiu intensificar a agenda de viagens na Região Nordeste, para resgatar a popularidade e tentar reconquistar apoio popular, em meio ao caos político e à crise econômica. De Juazeiro, a presidente embarca para Salvador, onde se reúne com empresários e se encontra com movimentos sociais nesta tarde.

TAGS