PUBLICIDADE
Notícias

PMs estimam que 790 mil pessoas protestaram nas ruas do País

08:10 | 17/08/2015
Os protestos deste domingo, 16, mobilizaram cerca de 790 mil pessoas, segundo estimativas feitas pela Polícia Militar em 149 cidades de todos os Estados do Brasil. Nas manifestações de abril, a contagem oficial das PMs foi de 660 mil presentes.

Quase 45% dos manifestantes, porém, se concentraram na cidade de São Paulo, onde a PM estimou público de 350 mil pessoas às 16h. Trata-se de um número 160% superior ao divulgado pelo instituto Datafolha, de 135 mil participantes.

Não é a primeira vez que a PM a Datafolha divulgam dados divergentes. No protesto de março, o instituto contabilizou 210 mil presentes, e a polícia, 1 milhão (376% a mais). Em abril, foram 100 mil e 275 mil, respectivamente - o dado da PM foi 175% maior que o do instituto.

Para calcular os presentes, o Datafolha mede o número de participantes por metro quadrado em determinados trechos da Paulista e multiplica a média resultante pela área total ocupada na avenida. Além disso, pesquisadores entrevistam manifestantes para estimar a taxa de renovação - ou seja, quantas pessoas chegam e vão embora no decorrer do protesto. A PM de São Paulo não divulga detalhes de sua metodologia.

Em março, nota da PM informou que foram contados 1 milhão de pessoas na Paulista e arredores com densidade média de 5 pessoas por metro quadrado - ou seja, a área ocupada pelo protesto deveria ter chegado a 200 mil metros quadrados. Mas a área da Paulista de ponta a ponta, incluindo as calçadas, não chega a 120 mil metros quadrados.

Houve contagem de público pela Polícia Militar em 94 cidades brasileiras. As maiores localidades onde a PM não divulgou sua contagem foram Rio de Janeiro e Recife. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS