PUBLICIDADE
Notícias

Para FHC, renúncia seria "gesto de grandeza"

A declaração vem um dia após manifestação contra o governo que levou 870 mil pessoas às ruas, segundo os números divulgados pelas Polícias Militares. Estes foram os primeiros que contaram com a participação do PSDB

14:03 | 17/08/2015
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), presidente de honra do partido, divulgou nota em que avalia as manifestações realizadas no domingo, 16. Segundo o texto publicado pela Folha de S. Paulo, "o mais significativo das demonstrações, como as de ontem, é a persistência do sentimento popular de que o governo, embroa legal, é ilegítimo". Para ele, a renúncia da presidente Dilma Rousseff (PT) - ou ao menos um mea culpa - seria um "gesto de grandeza" necessário para evitar a "desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato".

Para o grão-tucano, a Dilma falta a "base moral, que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo". "Com a metáfora do boneco vestido de presidiário, a Presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar", afirma o texto, referindo-se ao boneco inflável do ex-presidente Lula (PT), que foi utilizado em Brasília.

O texto vem um dia após manifestação contra o governo que levou 870 mil pessoas às ruas, segundo os números divulgados pelas Polícias Militares. Estes foram os primeiros que contaram com a participação do PSDB, que usou suas inserções partidárias na TV para convocar os brasileiros para as manifestações. Entre os presentes em São Paulo, de acordo com o instituto Datafolha, 85% defendiam o impeachment da presidente Dilma.

Segundo pesquisa divulgada pelo mesmos instituto no dia 6 de agosto, a presidente Dilma Rousseff é desaprovada por 71% dos brasileiros, sendo a titular do Planalto mais reprovada desde a volta do voto direito, em 1989.
Para 63% dos entrevistados, o Congresso deveria abrir o processo de impeachment contra a petista.

Redação O POVO Online
TAGS