PUBLICIDADE
Notícias

Organização diz que 50 mil participaram de protesto em Fortaleza; SSPDS aponta 15 mil

Manifestantes fizeram concentração na Praça Portugal, gritando palavras de ordem contra o Governo Federal e contra a presidente Dilma Rousseff. Ato dispersou por volta das 17 horas, e parte do grupo seguiu para a Beira Mar

14:03 | 16/08/2015
NULL
NULL

Às 19 horas

Os manifestantes que foram para a Beira Mar chegaram no aterro por volta das 18h45, mas o ato começou a dispersar cerca de 15 minutos depois.

 %2b Confira a galeria de fotos do protesto na Praça Portugal

Veja o vídeo da concentração na Beira Mar: 

[VIDEO1]

Às 18h50min

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabilizou 15 mil manifestantes no ato em Fortaleza, neste domingo 16. A estimativa  é bem inferior à da organização do evento, que divulgou a participação de 50 mil protestantes na Praça Portugal.

Às 18h21min

Os manifestantes iniciram o protesto com uma concentração na Praça Portugal e, por volta das 17 horas, o ato se dispersou. Parte do grupo, no entanto, seguiu pela avenida da Abolição, em direção à Beira Mar. Veja como foi o percurso na capital cearense: 

[VIDEO2]

Às 18h15min

Manifestantes contra a Dilma fazem dancinha no protesto na Praça Portugal.  Os dançarinos fazem parte do grupo Consciência Patriótica, o mesmo  da performance, na avenida Bezerra de Menezes, que viralizou nas redes sociais na última segunda-feira.

Veja vídeo:

[VIDEO5]
 

 

Veja galeria de fotos do protesto em Fortaleza
 

Às 18h10min

Um grupo de seis rapazes foi detido na avenida da Abolição, dentro do protesto, portando quantidades de maconha para consumo próprio. A ação foi efetuada pelo Batalhão de Choque.

Os militares informaram ao O POVO que a abordagem foi feita após denúncias de que um grupo de garotos estava fazendo furtos no local.

O protesto segue pela avenida, em direção à Beira Mar:

[VIDEO7]

Às 17h45min

A estimativa preliminar da organização do evento é de que 50 mil pessoas participaram da manifestação contra o Governo, em Fortaleza.

Às 17h25min

Os manifestantes começaram a se dispersar. Parte da manifestação segue em direção à Beira Mar pela avenida desembargador Moreira. Veja o vídeo dos manifestantes cantando o hino do Brasil:

[VIDEO6]


Veja galeria de fotos do protesto em Fortaleza

A fonoaudióloga Lena Lesa participou do ato na Praça Portugal com o marido e dois filhos. Veja vídeo:

[VIDEO3]

[FOTO5]

 

 

 

 

 

 

 

Às 17h

Os manifestantes começam a sair da Praça Portugal em direção ao aterro da Praia de Iracema. Um trio elétrico e dois carros de som acompanham a multidão.

Um efetivo de 212 policiais militares acompanham o ato na Praça Portugal, com o apoio de 15 bombeiros e mais 20 policiais civis, conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Além disso, o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi direcionado ao loca.

Segundo a pasta, devido ao protesto, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Fortaleza funciona integralmente neste domingo, 16, com equipes de órgãos vinculados à pasta em regime de plantão - representantes do Corpo de Bombeiro, Perícia Forense, Policial Federal e  Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

 

Às 16h21min

Manifestação segue na Praça Portugal com discursos e gritos. A Polícia Militar informou que só irá divulgar a estimativa do número de participantes após o fim do protesto. Acompanhe:

 

Às 15h40min

Manifestantes fazem um coro, em concentração na Praça Portugal, gritando palavras de ordem contra o Governo e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Veja o vídeo:

[VIDEO8]

Às 15h15min
A deputada Eliane Novaes (PSB) estava indo em direção à Praça Portugal, mas decidiu voltar pra casa por conta da chegada do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Segundo a deputada, ela apoia o movimento de crítica da atual conjuntura política, mas "não tem condições de estar no mesmo local que o deputado por conta de suas posições políticas".

Ela o classificou como homofóbico e incoerente. "Ele está se aproveitando da atual situação do Brasil. Quando fui presidente da Comissão de Direitos Humanos, já havia me posicionado contra as atitudes deste deputado. Continuo com o mesmo pensamento", declarou Eliane Novaes.

15h10min

A Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) informou que quatro viaturas de agentes foram enviadas ao entorno da Praça Portugal para auxiliar o trânsito. Estão sendo monitorados quatro pontos, onde o trânsito está bloquedo por manifestantes:
- Avenida Santos Dumont x av. Desembargador Moreira;
- Av. Dom Luís X av. Desembargador Moreira;
- Av. Dom Luís x Barbosa de Freitas;
- Av. Desembargador Moreira x Pereira Valente

Às 14h40min

O deputado fderal, Jair Bolsonaro, acaba de chegar à Praça Portugal. Muita gente em volta do parlamentar gritando "Bolsonaro, guerreiro, orgulho brasileiro". Veja a entrevista dele:

[VIDEO4] 







[FOTO4]

 




As vias próximas à Praça Portugal estão bloqueadas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). 
[FOTO3]


Às 14h
Os manifestantes começam a chegar na Praça Portugal, em Fortaleza, para participar do ato contra o Governo Federal. Às 14h, no local, alguns manifestantes, policiais do Ronda do Quarteirão e do Batalhão de Choque, ambulâncias e muitos vendedores ambulantes. As faixas fazem referência ao juiz Sérgio Moro e a favor da prisão do ex-presidente Lula.

Os vendedores ambulantes aproveitam pra faturar. Eles vendem cerveja, água, refrigerantes, pipoca e chapéus.

[FOTO2]

 

O POVO Online com informações do repórter Wagner Mendes
TAGS