PUBLICIDADE
Notícias

Manifestantes se reúnem em protesto contra o Governo Federal em vários Estados e no DF

Já são registrados movimentos no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no rio Grande do Sul. No RJ, quatro carros de som ecoam palavras de ordem pelo impeachment e de exaltação ao juiz Sérgio Moro

11:56 | 16/08/2015

Os primeiros manifestantes começam a chegar aos pontos de concentração em várias capitais do País para o protesto nacional contra o governo Dilma Rousseff. Em Brasília, onde a manifestação estava marcada para começar às 9h30, algumas dezenas de pessoas já estão concentradas na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Museu Nacional.

Veja galeria de fotos sobre o protesto pelo País

[SAIBAMAIS5] Por volta das 11h30min, começou uma caminhada em Copacabana, no Rio de Janeiro, em protesto contra a presidente Dilma Rousseff. Centenas de pessoas que se concentravam na orla, na altura do posto 5, iniciaram deslocamento em direção ao Leme. Quatro carros de som contratados a cerca de R$ 2 mil cada um por grupos contrários à presidente Dilma ecoam palavras de ordem pelo impeachment, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de exaltação ao juiz Sérgio Moro.

Cada carro tem suas bandeiras próprias e sistema de som independente, de modo que as vozes dos organizadores se confundem. Há manifestantes que seguram faixas pedindo a intervenção militar "constitucional" e outros com cartazes críticos quanto à posição do governo federal em relação ao aborto e à redução da maioridade penal.

Em um jipe camuflado com um boneco caracterizado como "Soldado do Povo", o militar da reserva do Exército Marcelo Couto dizia fazer um "movimento solitário" no protesto de Copacabana. "Não sabemos o que vai acontecer se ela (a presidente Dilma) continuar. Minha vontade era uma intervenção militar, mas o impeachment seria um caminho", afirmou. Um cartaz fixado no carro diz: "Nós somos filhos desta nação, portanto temos o direito de manifestar a nossa insatisfação. Todo poder emana do povo".

São Paulo <br>Apesar de marcada oficialmente para as 14h, a manifestação contra o governo, na Avenida Paulista, começou a concentrar participantes por volta das 11h30. Os movimentos que lideram a iniciativa - Vem Pra Rua, Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, Revoltados Online e Movimento Brasil Livre, além da Força Sindical - defendem a saída da presidenta da República, divergindo, no entanto, quanto à forma. Há os que queiram impeachment, novas eleições ou intervenção militar.

Pernambuco
Em Recife, manifestantes começam a se concentrar para o ato na Av. Boa Viagem, movimento que se repete em Maceió. Em Belém, grupos que saíram da estação das docas passam pelo centro comercial.

Santa Catarina
Logo cedo, por volta das 7h30min, houve buzinaço de caravana de caminhoneiros pelas ruas da cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina.

Minas Gerais
Manifestantes começam a se reunir na Praça da Liberdade, local de concentração do protesto de hoje na capital mineira. Segundo a Polícia Militar, no momento, são cerca de 300 a 400 pessoas. A corporação trabalha com um pico de movimento de 10 mil a 20 mil protestantes. Já os organizadores do evento, como o Patriotas, o Vem Pra Rua, e o Brasil Livre, estimam reunir 40 mil pessoas.

Enquanto as pessoas se dirigem à praça, com camisas do Brasil e bandeiras, houve, há pouco, um confronto entre fiscais da prefeitura de Belo Horizonte e ambulantes. Os fiscais estão fazendo uma força-tarefa para impedir que ambulantes não autorizados vendam sua mercadoria. Os que têm autorização podem permanecer no local.

O vendedor de bebidas Vanderlei Rodrigues foi abordado e agredido por um fiscal. O sobrinho do ambulante, Fabio Henrique, foi apartar a briga e acabou sendo detido pela PM, que o levou para a delegacia.

O major da PM, Gilmar Luciano, disse que o conflito nada tem a ver com a manifestação e que a corporação interveio para acalmar os ânimos.

TAGS