PUBLICIDADE
Notícias

Kátia Abreu diz não ter nenhum detalhe sobre reforma ministerial

20:00 | 26/08/2015
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, declarou na tarde desta quarta, 26, em São Paulo, não ter nenhum detalhe sobre a reforma ministerial em curso no governo federal. Fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, mais cedo afirmaram que devem ocorrer mudanças no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), hoje sob o comando de Tereza Campello, que pode ser incorporado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de Patrus Ananias. "Não tenho nenhum detalhe da reforma ministerial. Participei de algumas reuniões, mas muito superficiais. É a presidente quem vai anunciar (as mudanças) no momento oportuno", declarou a ministra.

Fontes haviam afirmado também que o Ministério da Agricultura deve absorver parte do Incra na reforma que está sendo desenhada pela presidente Dilma Rousseff. Se concretizada, a incorporação abrirá espaço para a ministra Kátia Abreu no projeto de Reforma Agrária que o governo pretende lançar ainda este ano. O projeto estava a cargo exclusivamente do ministro Patrus Ananias(PT), apontado como antagonista de Kátia no governo.

Questionada sobre a eventual incorporação, Kátia Abreu desconversou. "As especulações só podem atrapalhar. Não tenho nenhuma notícia de que o MDA será extinto e nem do Ministério da Agricultura (ser extinto). Não temos interesses nem 'desinteresses' (em referência ao interesse de a pasta absorver parte do Incra). O mais importante é o interesse geral do País, o que é eficaz e vai trazer melhores condições para o executivo governar", afirmou.

Casa Civil

A ministra Kátia Abreu negou também que tenha recebido convite para assumir a Casa Civil. "Não recebi, absolutamente. Estou no Ministério da Agricultura até o dia em que a presidente Dilma Rousseff assim entender e muito feliz à frente deste ministério, para mim um dos mais importantes. Não por minha causa, mas porque representa um setor da maior importância para o País", declarou.

Kátia Abreu participou de um encontro com permissionários da Ceagesp e está em reunião com o grupo de trabalho que discutirá a Lei Plurianual Agrícola (LPA). Participarão da reunião, além da ministra, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, Antonio Delfim Neto, Antonio Salazar Brandão, Cláudio Adilson Gonzales, Eliseu Alves, Elísio Contini e Juliano Assunção.

TAGS